Dengue: internações aumentam em mais de 500% em hospitais de Jundiaí


Levantamento foi feito com base nos números divulgados pela prefeitura entre os dias 4 de fevereiro e 16 de março. Até esta segunda-feira (18), a prefeitura já havia confirmado 1.883 casos da doença
Divulgação/Fiocruz
Em pouco mais de um mês, as internações por dengue aumentaram em mais de 500% nos hospitais de Jundiaí (SP). O levantamento foi feito com base nos números divulgados pela prefeitura entre os dias 4 de fevereiro e 16 de março.
📱 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
No início de fevereiro, cinco pessoas foram internadas nos hospitais da cidade, sendo quatro na rede pública e um em hospital particular. Até sábado (16), 34 pessoas estavam internadas, sendo 10 na rede pública e 24 na rede privada. Neste período, o aumento foi de 580%.
Jundiaí registrou, até esta segunda-feira (18), 1.883 casos de dengue. Desde o início do mês, agentes da saúde reforçam orientações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, nos terminais de ônibus da cidade
Brasil bate recorde histórico de casos de dengue em 2024
O programa é um complemento das ações de Jundiaí contra a dengue. Desde o início da epidemia, os profissionais têm visitado residências do bairros mais afetados para informar os moradores sobre os riscos de ser infectado.
Juntamente, nebulizações nos entornos estão sendo feitas para reduzir criadouros do mosquito.
Conforme apurado pela TV TEM, um levantamento baseado nos resultados do laboratório da Vigilância em Saúde Ambiental mostrou que 90% das larvas coletadas e analisadas em 2024 são do Aedes aegypti. Entre 463 amostras observadas, 419 eram do mosquito transmissor da doença.
Cidade Limpa
Uma das formas de prevenir o criadouro do mosquito é evitar o acúmulo de água em objetos do quintal de casa. Por isso, uma parceria entre a TV TEM e a Prefeitura de Jundiaí promove o “Cidade Limpa”, onde o caminhão do mutirão de limpeza passa pelas ruas recolhendo os materiais descartáveis deixados na calçada.
Nesta segunda-feira (18), o projeto passará por oito bairros. São eles:
Jundiaí Mirim;
Jardim Califórnia;
Jardim São Marcus;
Jardim São Camilo;
Vila Aparecida;
Ponte São João;
Vila Graff;
Colônia.
A programação completa pode ser conferida pelo site.
O que é a dengue?
Como saber se você está com dengue e se é grave
A dengue faz parte de um grupo de doenças denominadas arboviroses. O vírus é transmitido pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti e possui quatro sorotipos diferentes: DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4 — todos podem causar as diferentes formas da doença.
Todas as faixas etárias são igualmente suscetíveis à doença, porém as pessoas mais velhas e aquelas que possuem doenças crônicas, como diabetes e hipertensão arterial, têm maior risco de evoluir para casos graves e outras complicações que podem levar à morte.
Veja quais são os principais sintomas da dengue:
Febre
Dor no corpo e articulações
Dor atrás dos olhos
Mal-estar
Falta de apetite
Dor de cabeça
Manchas vermelhas no corpo
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
Adicionar aos favoritos o Link permanente.