Paulistas são maioria entre turistas que visitam o Rio, diz pesquisa


Levantamento feito em parceria da Riotur com a EmbraturLab, mostrou que 26% dos turistas são de São Paulo e 11.9% são de Minas Gerais. O viajante internacional representa 6.8% do total de turistas na cidade. Silhueta do Cristo Redentor, no Rio, nesta quinta (16)
Reprodução/TV Globo
Uma pesquisa sobre o perfil dos turistas que visitam o Rio de Janeiro revelou que os paulistas são maioria entre os viajantes na Cidade Maravilhosa. De acordo com o Sistema Especialista Turístico (SET) da empresa Smart Tour, em parceria da Riotur com a EmbraturLab, 26.4% dos turistas no Rio de Janeiro são de São Paulo.
O levantamento que contou com mais de 2 mil entrevistas voluntárias, mostrou ainda que 46.8% dos turistas retornaram à cidade pelo menos três vezes. Ao todo, 49.8% dos entrevistados deram nota 10 para o Rio de Janeiro na hora de recomendar a cidade para outras pessoas.
Destaques da pesquisa:
28.8% são visitantes de outras regiões do Brasil;
6.88% são turistas internacionais;
26.45% vieram de São Paulo;
68% têm idade entre 18 e 49 anos;
46.87% retornaram à cidade pelo menos três vezes;
46.18% viajaram de avião;
30.82% são casais;
25.8% são famílias com crianças;
38.37% ficam hospedados em hotéis;
38.94% viajaram para descansar.
Os números da pesquisa indicam que a histórica rivalidade entre paulistas e cariocas muitas vezes não impede que paulistas aproveitem as qualidades da capital fluminense e consigam até comentar que “em São Paulo não tem isso”.
Turismo doméstico e internacional
O segundo estado com o maior número de turistas na capital fluminense é o próprio Rio de Janeiro, segundo o levantamento da Riotur. Os visitantes que saem de outras cidades do estado representam 22% do total de viajantes no Rio.
Largo de São Francisco da Prainha recebe muitos turistas no Rio de Janeiro
Divulgação
Já os mineiros, com 11.9% do total, aparecem em terceiro nesse ranking. Os baianos também foram destaque no levantamento, ficando com 5.6% do total de turistas da cidade do Rio.
Em relação aos turistas internacionais, a maior presença segue sendo dos argentinos, seguidos pelos chilenos e norte americanos. Ao todo, os “gringos” representam 6.8% do total de turistas.
Casais com idade entre 18 e 49 anos
O perfil de quem visita o Rio de Janeiro mostra que a maioria dos turistas viaja em família, se preocupa com conforto, prefere vir à cidade em grandes eventos, como Carnaval e Réveillon, e não deixa de visitar os grandes símbolos do município, como o Cristo Redentor.
Pesquisa mostra que 86% dos turistas vêm ao RJ a lazer
Cariocas e turistas classificam o réveillon do Rio como ‘muito bom’, diz pesquisa da Riotur
A pesquisa divulgada nesta segunda-feira (18) mostrou que 68% dos visitantes estão com idade entre 18 e 49 anos. Os casais são 30.8% dos viajantes. Já as famílias representam a maior parte do total, sendo 25.8% famílias com crianças e 14.7% famílias sem crianças.
Apenas 12.4% dos turistas viajam sozinhos ao Rio de Janeiro. Já 4% do total viajam acompanhados de amigos.
Além disso, 38,3% dos entrevistados preferem ficar em hotéis, enquanto que 22% se hospedam em casas de amigos ou parentes. Ao todo, 18% dos entrevistados disseram preferir experiências mais personalizadas, ficando em casas ou apartamentos alugados por aplicativos especializados.
Rio de Janeiro vai usar tecnologia para saber opinião de turistas sobre a cidade
Quando questionados sobre as principais atrações da viagem, 38.9% dos turistas apontaram as praias como objetivo. As festas de Réveillon e Carnaval são destaque para 20.9% dos entrevistados. Já para 19.8% dos viajantes, a melhor programação da cidade reúne as atividades culturais. O Pão de Açúcar e o Cristo Redentor ainda são os pontos mais citados por todos que visitam o Rio.
Entre os entrevistados, 46% viajou para o Rio de avião, 31% de ônibus, 17% de carro e 5% de navio.
Todos os turistas que participaram da pesquisa responderam de indicariam o Rio como destino turístico para amigos e parentes. Quase metade deles, ou seja 49.8%, disseram que sim e dariam nota 10 para a viajem. Além disso, 17.2% afirmaram que dariam nota 8, o que reforça a percepção positiva.
Com 49.42% dos turistas permanecendo por um período de um a cinco dias, o perfil do visitante aponta para estadias curtas, indicando uma busca por experiências rápidas e intensas.
Na opinião de Ronnie Costa, presidente da Riotur, a pesquisa é positiva e ajuda as autoridades na elaboração de estratégias mais direcionadas para esse público.
“Além de reafirmar as potencialidades turísticas do Rio, o relatório nos possibilita a identificação de fluxo turístico, perfil e principais demandas. Informações fundamentais para o aprimoramento dos serviços públicos e privados, para a identificação de tendências, e elaboração de mecanismos que possibilitem aos turistas um melhor acolhimento e novas experiências”, comentou Ronnie Costa.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.