Primeira fase do Ensino Fundamental no Colégio Salesiano: cuidado para os novos desafios


A escola de Sorocaba trabalha com ferramentas específicas para o desenvolvimento dos alunos. O protagonismo é essencial no processo de aprendizado
Colégio Salesiano/Divulgação
A busca por uma escola que acolha os alunos recém-chegados ao ensino fundamental é uma preocupação latente dos pais. No Colégio Salesiano de Sorocaba, os desafios da primeira etapa do ensino fundamental são cuidadosamente avaliados para que os alunos se sintam confortáveis para lidar com diversas situações até então desconhecidas para eles.
De acordo com Crislaine Ruiz, coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental da escola, os professores são protagonistas no processo de adaptação dos pequenos.
“Eles pensam em suas ações e nas intervenções com cuidado e afeto. O afeto nunca deixa desistir em qualquer ação que a gente tenha com nossos alunos”, diz.
Os desafios da primeira etapa do Ensino Fundamental são cuidadosamente avaliados pela equipe do Colégio Salesiano de Sorocaba
Colégio Salesiano/Divulgação
Protagonismo na construção da segurança
É no ensino fundamental que as crianças começam a desenvolver a autonomia, a responsabilidade, a tomada de decisão, a resiliência e o sentimento de pertencimento ao lugar.
Sendo assim, o protagonismo contribui muito para a construção da segurança emocional das crianças. Durante as aulas, os pequenos assumem um papel ativo no seu próprio aprendizado, tomando decisões e participando ativamente das atividades do ambiente escolar.
E o processo de autonomia tem um componente ainda mais significativo ao se avaliar a infraestrutura do Colégio Salesiano. Na transição do primeiro para o segundo ano, os alunos saem do prédio da Educação Infantil e vão para o conhecido “prédio de cima”, apelido dado carinhosamente pelos pequenos nesse momento em que eles devem ser acolhidos e são pegos em um misto de sentimentos de alegria e apreensão pela nova etapa que está por vir.
Durante as aulas, os alunos assumem um papel ativo no seu próprio aprendizado
Colégio Salesiano/Divulgação
Tecnologia como ferramenta do conhecimento
Desde o Ensino Fundamental 1 o Colégio Salesiano de Sorocaba adota o uso de lousas digitais para proporcionar um ensino mais significativo, onde tanto alunos quanto professores podem acessar a internet e ter acesso a ferramentas exclusivas do equipamento.
A escola também conta com sala de robótica com vários computadores para uso de alunos e colaboradores, trabalhando na construção do conhecimento e favorecendo a interação entre as crianças, fato que continua nas interações fora da tela e nos espaços fora da sala de aula, como explica Crislaine Ruiz.
“O processo de ensino do Fundamental 1 se dá através da interação. Antigamente existia a transmissão apenas do conhecimento professor-aluno. Hoje em dia, não mais. Nós seguimos uma linha sociointeracionista onde o aluno faz parte do processo, é protagonista. Existe essa interação social entre o que ele vive para a sala de aula”, diz.
Preparados para um futuro de desafios
A preparação para competições acadêmicas dos alunos do Colégio Salesiano começa no Ensino Fundamental 1 para que, no próximo ciclo, eles tenham sucesso nas avaliações das olimpíadas de conhecimento.
E todo esse esforço reflete no sentimento dos alunos em relação à escola, conforme o relato de Carlos Eduardo Galvão.
“Eu estou muito contente porque a escola é muito boa. Os professores, os auxiliares, os coordenadores são bem legais. Os ajudantes, os amigos… Todos são bem legais aqui”, conta.
Os alunos se preparam para competições acadêmicas
Colégio Salesiano/Divulgação
Saiba mais sobre o Colégio Salesiano
Site: www.salesianosorocaba.com.br
Redes sociais: Facebook | Instagram | Youtube
Adicionar aos favoritos o Link permanente.