VÍDEO: Em 12 anos, voluntários ensinam mais de 2,5 mil pessoas a andar de bicicleta no ES


Pessoas que nunca tiveram a oportunidade de aprender ou passaram por algum trauma podem procurar o ‘Bike Anjo ES’ nas redes sociais e ficar atento aos encontros. Retomada do projeto em 2024 será neste domingo (4). Em 12 anos, voluntários ensinam mais de 2.500 pessoas a andar de bicicleta no ES
Como você passeia pela sua cidade? Como vai ao trabalho ou à escola? Como percorre o calçadão se exercitando? A bicicleta é uma ótima alternativa para todas essas perguntas, além de ser um meio de transporte que não polui e ajuda na atividade física. Mas, seja por falta de condições ou por algum trauma sofrido, tem gente que não anda ou não consegue andar sobre duas rodas. No Espírito Santo, existe um grupo de capixabas disposto a ajudar aqueles que querem enfrentar este desafio.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
A aposentada Eliete Xavier de Souza Coelho é uma das integrantes do Bike Anjo ES, grupo de voluntários que atua na Grande Vitória para ensinar, gratuitamente, quem quiser aprender a andar de bicicleta. Eliete estima que, em quase 12 anos de funcionamento no estado, mais de 2.500 pessoas aprenderam a andar na “magrela” com a ajuda dos voluntários.
Em 12 anos, voluntários do Bike Anjo ES ensinam mais de 2.500 pessoas a andar de bicicleta no Espírito Santo
Bike Anjo ES/Reprodução
“Nosso público é muito diverso, de crianças a idosos, mas, especialmente, mulheres procuram ajuda. Quando são adultos, a maioria conta que caiu alguma vez e ficou com medo, nunca mais experimentou; alguns falam que não tinham recursos para andar ou ter uma bike”, contou Eliete.
Atualmente, o grupo funciona com cerca de 20 voluntários. Eles fazem uma publicação nas redes sociais, avisando o dia, local e horário do encontro. A informação vai sendo compartilhada, nas redes e no boca a boca, e quem aparecer no dia do evento é atendido, por ordem de chegada e de acordo com a capacidade dos voluntários.
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 ES no WhatsApp
Em 12 anos, voluntários do Bike Anjo ES ensinam mais de 2.500 pessoas a andar de bicicleta no Espírito Santo
Bike Anjo ES/Reprodução
Não precisa ter bicicleta para participar do evento. Os voluntários tem unidades para disponibilizar na hora do treino. Mas, caso a pessoa tenha ou consiga levar a de um conhecido, é muito bem-vindo. A única orientação do grupo é revisar freios e pneus antes do encontro.
“Tem gente que aprende em 15 minutos, tem gente que precisa de uma hora inteira ou mais de um domingo. Isso é muito relativo, varia de pessoa para pessoa. O mais importante é ter paciência e querer aprender”, incentivou Eliete.
Ativista capixaba trouxe o Bike Anjo para o estado
O projeto Bike Anjo nasceu na cidade de São Paulo, em 2009. De lá, expandiu e, até hoje, núcleos são criados em outras cidades do país. Em Vitória, a ideia foi colocada em prática em 2012. Vai fazer 12 anos em 2024. Começou apenas na Capital e depois foram sendo realizadas ações em Vila Velha e na Serra, como acontece até hoje.
Em 12 anos, voluntários do Bike Anjo ES ensinam mais de 2.500 pessoas a andar de bicicleta no Espírito Santo
Bike Anjo ES/Reprodução
A responsável por levar o Bike Anjo para as terras capixabas foi a cicloativista Deusdethe Son, conhecida como Detinha Son. Ela conheceu o projeto em São Paulo, em uma ação de bicicultura.
A primeira aula em Vitória foi lá atrás, em 2012, na Praça do Cauê, em Santa Helena, durante o evento “Você praça, acho graça. Você prédio, acho tédio”.
LEIA TAMBÉM:
Aulas vão retornar e mais de 500 mil estudantes não tomaram vacina da Covid-19 no ES
Morre homem baleado no pescoço ao voltar de academia em Cariacica
Mulher morta a tiros por não abaixar vidros do carro foi executada a mando de chefe do tráfico, conclui polícia do ES
Detinha Son
Reprodução/ Facebook
Detinha morreu em julho de 2016, após sofrer um acidente de bicicleta ao sair de uma conferência sobre mobilidade urbana.
Até hoje ela é lembrada com carinho pelos amigos do grupo que fundou e também nas discussões sobre o espaço das bicicletas nas cidades. Detinha, inclusive, dá nome à ciclovia da Terceira Ponte, inaugurada em agosto de 2023.
Como participar do Bike Anjo ES
Os encontros são normalmente aos domingos de manhã, em Vitória, Vila Velha ou Serra, mas não são semanais. Interessados em aprender a andar de bicicleta podem ficar atentos às redes sociais do grupo Bike Anjo ES, onde são anunciadas as informações sobre as ações agendadas.
O grupo faz um apelo para que possíveis voluntários também façam contato.
“A pessoa que quiser ajudar alguém a aprender a andar de bicicleta pode mandar mensagem, a gente vai ficar muito feliz. Vamos responder explicando como o projeto funciona e também ‘ensinando a ensinar’ uma outra pessoa. É muito importante a gente conseguir reforçar o nosso time, para aumentar a capacidade de atendimento”, finalizou Eliete.
Em 12 anos, voluntários do Bike Anjo ES ensinam mais de 2.500 pessoas a andar de bicicleta no Espírito Santo
Bike Anjo ES/Reprodução
Bike Anjo ES – Retomada do projeto em 2024
O quê: Neste domingo, os voluntários do bike anjo farão o primeiro encontro do ano, para todos aqueles que quiserem aprender a andar de bicicleta. O atendimento é gratuito, feito por ordem de chegada e de acordo com a quantidade de voluntários e bicicletas disponíveis. A orientação dos voluntários é que o aluno use roupa confortável e sapato fechado, e também não esqueça de usar boné e protetor solar. Mas atenção: o evento será cancelado em caso de chuva.
Quando: Dia 4, domingo, de 8h às 11h
Onde: Na Praça do Papa, próximo ao Projeto Tamar, Enseada do Suá, Vitória.
Saiba mais
Vídeos: tudo sobre o Espírito Santo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo
Adicionar aos favoritos o Link permanente.