Nova Friburgo, RJ, recebe Seminário de Economia Criativa

‘Unir as diferenças, compartilhar ideias e aprender mais sobre o ecossistema criativo’ é o tema do evento. O Instituto Serrano de Economia Criativa (ISEC) está promovendo em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, o Seminário de Economia Criativa em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de Nova Friburgo.
Com entrada gratuita, o evento começou nesta quinta-feira (7) e segue até as 21h desta sexta (8) com programações no Sebrae, na Usina Cultural e na Biblioteca Municipal de Nova Friburgo.
O Seminário oportuniza um intercâmbio de ideias e reflexões sobre o potencial econômico e cultural da cidade, inclusive no contexto do carnaval na região.
O Seminário é anual e ocorre desde 2012. A proposta é fomentar a cultura da economia criativa entre os agentes públicos, promover a participação social e apresentar tendências e possibilidades para a transformação do setor.
Neste ano, o tema é “unir as diferenças, compartilhar ideias e aprender mais sobre o ecossistema criativo”.
A mesa de abertura do evento foi na noite de quinta, na Usina Cultural, com o tema “Economia Criativa e a Cadeia Produtiva do Carnaval”. O encontro discutiu os desafios do carnaval pensando-o como um evento cultural e turístico destacando o papel fundamental da economia criativa nesse contexto.
O evento contou com a presença do carnavalesco campeão Jorge Freitas, da subsecretária de Cultura, Ana Paula Lengruber, da subsecretária de Turismo Kamila Mouza, além da gestora pública Julia Figueredo.
Já na Biblioteca Pública Municipal de Nova Friburgo, a mesa Discussão Criativa abordou a construção de um modelo de políticas culturais para os próximos dez anos em Nova Friburgo, que atendam aos fazedores de cultura da cidade.
A mesa foi apresentada pelo produtor cultural Gustavo Portella, valorizando a diversidade dos fazedores de cultura. O espaço propôs um diálogo intergeracional e novos caminhos para a construção coletiva das políticas culturais na próxima década.
O evento contou com a participação da sociedade civil e do subsecretário de Políticas Culturais, João Toledo.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.