Cinco crianças feridas após queda de raio em Nova Friburgo têm alta hospitalar


Última vítima foi liberada do Hospital Municipal Raul Sertã nesta quinta-feira (7). Crianças estavam na árvore quando raio caiu em Nova Friburgo nesta terça
Tiveram alta do Hospital Raul Sertã, em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, as cinco crianças que sofreram queimaduras no corpo depois que um raio atingiu a árvore onde elas estavam.
O caso ocorreu na tarde de terça-feira (5) no bairro Cordeira. Ao g1, a unidade hospitalar informou que uma das crianças foi liberada ainda na noite de terça. Outras três, na manhã de quarta-feira (6), e, nesta quinta, a última paciente foi liberada.
Cinco crianças estavam embaixo da árvore quando raio caiu em Nova Friburgo, no RJ
Isabella Chaboudt/g1
De acordo com informações atualizadas do hospital, a gravidade dos ferimentos foi maior em uma das crianças, que teve queimadura de segundo grau. As demais sofreram queimaduras de primeiro grau nos braços, mãos e pernas.
O g1 conversou com Yuri Tady, pai de duas meninas que estavam em baixo da árvore. Ele recebeu a notícia do ocorrido pela mulher dele.
“A gente fica baqueado né?! Porque até a gente vê as crianças, o estado como estão, a gente não fica tranquilo. As pessoas podem até dizer que tá bem, mas se a gente não vê, pra gente não tá bem!”, disse o pai.
Segundo dados do Earth Networks, só na terça-feira, dia do acidente, caíram 195 raios em Nova Friburgo. Desse total, 148 foram de nuvem para nuvem e 47 da nuvem para o solo.
Ao g1, o meteorologista Wanderson Luiz Silva explicou sobre os dados.
“Em geral, até que este número é pequeno se comparado a outras tempestades mais severas. Esta tempestade teve um caráter mais isolado sobre a região de Friburgo, por isso os raios acabaram ficando concentrados ali”, disse.
Ele alertou ainda sobre o perigo da distância que um raio pode cair mesmo longe da tempestade.
“Vale destacar que, mesmo sem a ocorrência de chuva, um raio pode atingir uma região mesmo que a tempestade esteja até cerca de 15 km de distância”.
Dicas para se proteger dos raios
O porta-voz do Corpo de Bombeiros, Major Fábio Contreiras, deu dicas do que fazer para se proteger dos raios:
“Se você estiver em algum local que esteja acontecendo raios, é fundamental se abrigar em uma edificação como um prédio, por exemplo, mas fique longe das portas e janelas. Uma outra boa opção é ficar dentro de um veículo, desde que as janelas estejam também fechadas e você não toque em partes como maçaneta ou painel. Fique sentado no banco sem tocar em nada!”
Adicionar aos favoritos o Link permanente.