HC de Ribeirão Preto entrega cadeiras de roda e próteses a pacientes que aguardavam na fila há um ano


Ação faz parte de um programa custeado pelo SUS que visa promover mais qualidade de vida a amputados. Na região, cerca de 1,6 mil pessoas devem ser beneficiadas. Hospital das Clínicas em Ribeirão Preto, SP, entrega próteses e cadeiras de rodas
O Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (SP) entregou, nesta quinta-feira (1º), órteses, próteses e cadeiras de roda a pacientes que, há quase um ano, aguardam na fila pelos equipamentos de reabilitação.
Em toda a região, 1,6 mil pessoas serão beneficiadas. A ação faz parte de um programa custeado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que visa promover mais qualidade de vida para os pacientes.
Siga o canal g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
Cada cadeira de roda custa em torno de R$ 7 mil e todas elas são motorizadas.
“Para mim vai ser lucrativo, porque eu vou poder ser independente. É uma liberdade que eu quero”, diz Humberto José da Silva, que teve as pernas amputadas em decorrência da diabetes.
De acordo com o HC, todos os pacientes devem receber os equipamentos até junho deste ano.
Hospital das Clínicas em Ribeirão Preto (SP) entregou cadeiras de roda, próteses e órteses nesta quinta-feira (1º)
Luciano Tolentino/EPTV
Programa quer dar mais autonomia aos pacientes
Médico fisiatra, Alex Diniz vê a iniciativa como forma de dar ao paciente mais independência.
“O paciente acaba ficando menos dependente e consegue ter uma maior interação social com isso, e a gente tem vários outros impactos com relação à qualidade de vida, então se permite o paciente às vezes o paciente procurar uma terapia, uma fisioterapia e até praticar esportes e outras coisas do tipo”.
O HC também oferece adaptação, com uma equipe de profissionais. No caso das cadeiras de roda, por exemplo, o paciente aprende a dirigir em um circuito dentro do hospital e já sai com o equipamento habilitado.
Eleni Ribeiro da Silva, de Sertãozinho (SP), perdeu os movimentos da perna depois de ser atropelada. Emocionada, ela conta que, com a cadeira motorizada, já planeja fazer coisas que antes dependia da ajuda de outras pessoas.
“É uma alegria, porque vou poder ir na igreja e no mercado”.
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto e região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.