Campinas recebe 1,8% das multas de trânsito notificadas e protestadas em cartório; veja como parcelar


Medida começa a valer em 1º de janeiro de 2024 para motoristas infratores de 2019. Motoristas com multas de trânsito em Campinas de 2019 têm dívida protestada em cartório
Um levantamento da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) apontou que apenas 1,8% das 45.994 multas de trânsito notificadas ou protestadas em cartório foram pagas pelos infratores – as cobranças começaram a ser feitas em janeiro de 2024, e os inadimplentes podem parcelar os débitos pela internet – veja abaixo como proceder.
As notificações e protestos são referentes a infrações cometidas em 2019, e a medida atende ao Ministério Público (MP-SP), que solicitou a adoção de ações “efetivas de recebimento de dívidas antigas, sob pena de responsabilização dos administradores por renúncia de receita.”
Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
Até 31 de janeiro foram emitidas 19.188 notificações prévias, sendo que 388 foram pagas antes do protesto. O valor arrecadado somou R$ 109,6 mil. Já outras 26.806 multas foram protestadas em cartório, sendo que 472 foram pagas, somando R$ 119,9 mil.
De acordo com a Emdec, a arrecadação com as multas serão utilizadas em ações de fiscalização, sinalização, planejamento e educação de trânsito.
“Estamos estimulando que as pessoas sanem a dívida antes do protesto em cartório, parcelando os débitos diretamente no site da Emdec. O objetivo não é punir os motoristas inadimplentes, mas sim garantir a gestão responsável dos recursos públicos”, explica Vinicius Riverete, presidente da Emdec.
💻 Como solicitar o parcelamento
De acordo com a Emdec, o infrator inadimplente pode realizar a regularização com o pagamento da dívida pelo site da empresa, na seção “Parcelamento on-line de multas”.
O pagamento poderá ser feito à vista ou parcelado no cartão de crédito (em até 18 vezes) com as operadoras credenciadas;
A Emdec informa que credenciou novas operadores para oferecer taxas de parcelamento mais baixas que as praticadas atualmente.
Emdec oferece parcelamento de dívidas de multas de trânsito para que motoristas evitem protesto em cartório
Reprodução
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.