Saúde confirma epidemia de dengue em Ribeirão Preto, SP


Cidade registrou, neste primeiro mês de 2024, 3.203 casos suspeitos e 975 confirmados. Números são 143% mais altos que os registrados em janeiro de 2022. Larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue Ribeirão Preto franca, SP
Reprodução/EPTV
A Secretaria de Saúde de Ribeirão Preto (SP) informou, nesta quarta-feira (31), que a cidade vive uma epidemia de dengue, com 3.203 casos suspeitos e 975 confirmados no mês de janeiro.
Ano passado, no mesmo período, foram 1.282 casos suspeitos e 401 confirmados, segundo a secretária da pasta, Jane Aparecida Cristina. Isso significa que os registros positivos em Ribeirão Preto cresceram 143%.
Siga o canal g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
“A gente já está em epidemia, estávamos em epidemia nível 1, entramos a partir de agora, em epidemia nível 2. O nível 2 são todas as ações relevantes, além de mobilização social, nebulizações, a gente tem todo o processo de capacitação da equipe para atendimento, mobilização nas unidades de saúde com relação aos insumos e materiais que serão necessários para utilização de um possível aumento de número de atendimentos, e organização de todas as unidades de saúde para esse atendimento de dengue”.
LEIA TAMBÉM
Serrana usa georreferenciamento para combater dengue e vai multar donos de terrenos abandonados em até R$ 100 mil
Buscas por vacina da dengue em Ribeirão Preto aumentam 50% em clínicas particulares
Como armadilha e tecnologia ajudaram cidade no interior de SP a passar 6 meses sem casos
Segundo Jane, a Secretaria de Saúde ainda investiga uma morte suspeita. A vítima é uma mulher, que estava com dengue, mas ainda não há a confirmação de que ela tenha morrido por conta da doença.
Em todo o ano de 2023, foram registrados 25.460 casos suspeitos e 12.205 casos confirmados.
“A gente tem feito desde o ano passado, e continua fazendo, mutirões pra retirada de criadouros. Todos os sábados, e semanalmente agora, a gente tem conduzido uma ação importante dado esse número que a gente está tendo nesse mês de janeiro até agora. É um trabalho que é importante, mas que a gente não faz sozinho”, diz a secretária.
Ainda segundo ela, 70% dos casos de dengue registrados em Ribeirão Preto acontecem por infestação do mosquito dentro de casa.
“A contaminação acontece ali dentro de casa, nos criadores que tem no próprio lar. Então é importante que cada um olhe o seu pedaço, veja o que tem e o que precisa ser retirado”.
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto e região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.