Van com vidro quebrado foi usada para transporte de pacientes em Duas Barras


Segundo os pacientes, problema ocorre há cerca de três meses, mas piorou na última quinta-feira (4). an com vidro quebrado foi usada para transporte de pacientes de Duas Barras
Foto: Janaína fontes
Pacientes de Duas Barras, na Região Serrana do Rio, que fazem tratamento no Rio de Janeiro, denunciam a precariedade no transporte oferecido pela Secretaria Municipal de Saúde. A van que transporta os pacientes para os hospitais da capital foi usada com o vidro quebrado.
Segundo Maickon da Costa, pai de um paciente de cinco anos em tratamento contra um tumor no cérebro e na coluna, o vidro da van está quebrado há cerca de três meses.
De acordo com Maickon, a princípio, o buraco era pequeno, mas ao embarcarem na van nesta quinta-feira (5), os pacientes notaram que boa parte do vidro tinha se espatifado e que a janela lateral estava tapada com sacos e fitas. Dentro da van, cacos de vidro estavam espalhados.
“Meu filho fez quimioterapia hoje, eu tapei ele todo com coberta, porque a quimioterapia já deixa a imunidade baixa, ele fica enjoado, então para falar a verdade, está caótico”, contou Maickon.
O morador de Duas Barras disse ainda que já teve semana dos pacientes ficarem a pé, já que diversos carros de transporte de paciente estão quebrados e sem manutenção.
Maickon contou que o município avisou em cima da hora que não teria transporte disponível, e para não perder o tratamento, tiveram que recorrer a amigos.
Janaína de Almeida também acompanha o filho nas viagens ao Rio de Janeiro desde setembro do ano passado. O menino de oito anos passa por exames para realização de uma cirurgia na garganta e lidar com os problemas do transporte torna a viagem ainda mais cansativa.
“É muita humilhação que a gente está passando com as nossas crianças. A gente tendo que viajar com esse vento, vidro voando, trocando de lugar para ir se ajudando. Já é um constrangimento a gente ter que sair da nossa cidade para ir para outra, e passar o que a gente está passando é muito humilhante”, comentou a mãe do paciente.
Ao g1, o secretário de Saúde de Duas Barras disse que, quando soube do estado da van, pediu a retirada do veículo de circulação para realizar a manutenção, e que um processo disciplinar está sendo aberto para responsabilizar os envolvidos.
Ainda segundo o secretário, as viagens vão continuar sendo realizadas com os veículos que estiverem em condições de viajar, sem deixar os pacientes desassistidos.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.