Semana promete começar com chuvas intensas no Tocantins


Alerta amarelo emitido pelo do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) prevê chuvas intensas em todas as regiões. Veja cuidados para evitar riscos. Avenida de Palmas durante chuva
Lia Mara/Secom
Depois de um sábado (6) chuvoso em grande parte do estado a previsão para os próximos dias segue sendo de temporais em todo estado. Neste domingo (7) e no início desta semana há um alerta de chuvas intensas valendo para todas as regiões.
📱 Participe do canal do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.
O aviso emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) é de nível amarelo e pega todo estado de norte a sul. Esse alerta começou neste domingo (7) e segue pelo menos até o fim da manhã de segunda-feira (8). São previstos:
Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Alerta de chuvas intensas vale para todo estado
Inmet/Divulgação
Confira algumas dicas para se proteger, evitando prejuízos e riscos à vida:
Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda
Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada
Caso perceba que alguma parede da sua casa está úmida, não ligue equipamentos elétricos em tomadas instaladas nela
Não faça manutenções quando estiver chovendo
Fique longe de áreas abertas, como campos de futebol. Também mantenha distância de piscinas, lagos, árvores, antenas e locais elevados
Para informações ou em caso de acidentes ligue para a Defesa Civil pelo 199 ou para o Corpo de Bombeiros pelo 193
Queimou alguma coisa, e agora?
Caso algum equipamento de casa queime por causa de oscilações na energia, a pessoa deve solicitar o ressarcimento em um prazo de 90 dias, segundo o Procon Tocantins. A concessionária, assim que receber a solicitação, precisa responder o consumidor em até 15 dias.
Uma vistoria deverá ser feita para comprovar o problema em um prazo de 10 dias. Esse procedimento, conforme o Procon, não deve ter nenhum custo para a pessoa que perdeu o bem. Passado esse prazo, a empresa também terá mais 20 dias para providenciar o conserto, substituição ou mesmo o ressarcimento do valor do produto queimado.
Se for uma geladeira ou outro eletrodoméstico que é usado para a conservação de alimentos ou medicamentos, esse prazo reduz consideravelmente.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.