Associação de Proteção aos Cegos realiza café da manhã em celebração aos 85 anos de fundação, em Presidente Prudente


Evento será nesta terça-feira (9), às 9h. Associação Filantrópica de Proteção aos Cegos de Presidente Prudente (SP)
Cedida/Secom
A Associação Filantrópica de Proteção aos Cegos (AFCP) de Presidente Prudente (SP) realizará um café da manhã nesta terça-feira (9), às 9h, em comemoração ao 85º aniversário da instituição.
📱 Participe do Canal do g1 Presidente Prudente e Região no WhatsApp
A AFPC é uma organização sem fins lucrativos que oferece diversos serviços aos deficientes visuais do Oeste Paulista.
Fundada em 1939, a associação tem como objetivo oferecer um serviço multidisciplinar especializado às pessoas que possuem deficiência visual (cegos e baixa visão), garantindo-lhes qualidade de vida, autonomia, inclusão e garantia de direitos.
Atualmente, o local atende 120 usuários de Presidente Prudente, Alfredo Marcondes (SP), Álvares Machado (SP), Estrela do Norte (SP), Martinópolis (SP), Mariápolis (SP), Osvaldo Cruz (SP), Pirapozinho (SP), Presidente Bernardes (SP), Presidente Epitácio (SP), Presidente Venceslau (SP), Quatá (SP), Rancharia (SP), Regente Feijó (SP), Santo Anastácio (SP) e Taciba (SP). Além disso, o associação possui cerca de 40 pessoas na fila de espera.
Associação Filantrópica de Proteção aos Cegos de Presidente Prudente (SP)
Cedida/Secom
Atividades
No local são atendidos crianças, jovens, adultos e idosos com algum grau de dependência que tiveram limitações agravadas por violações de direitos, atitudes discriminatórias e preconceituosas, com a desvalorização de potencialidades e capacidades, dentre outras atitudes que geram dependência e comprometem o desenvolvimento de autonomias.
As atividades desenvolvidas pela associação incluem orientação e mobilidade, visitas domiciliares e grupos psicossociais para trabalho com as famílias. Tudo é oferecido de acordo com a necessidade pela qual a pessoa busca o atendimento para que ela garanta condições para sua independência e pleno desenvolvimento de atividades.
Desta forma, a associação também prepara os usuários para estudos, formação, conhecimento de diferentes ferramentas tecnológicas, escrita e leitura em Braille, recursos de acessibilidade, regras e comportamentos, e desenvolvimento psicológico, que irão compor um rol de habilidades uma vida autônoma e independência.
Visando melhorar o atendimento, a AFPC iniciou a ampliação do prédio em 2024, com recursos oriundos de doadores, sejam pessoas físicas, empresários ou grandes empresas. Como entidade filantrópica, a manutenção da associação se dá através de doações e parcerias, principalmente por meio de repasses do poder público dos municípios atendidos.
Para saber como doar e obter mais informações do projeto, o interessado pode visitar o site da associação, as redes sociais ou entrar em contato pelo telefone (18) 3223-1511.
Café da manhã
O café da manhã em alusão ao aniversário de 35 anos da associação será voltado aos usuários, assistidos, profissionais, benfeitores, autoridades municipais e regionais, voluntários e apoiadores da associação.
A sede da Associação Filantrópica de Proteção aos Cegos fica na Rua Francisco Martinês Garcia, nº 500, no Jardim Itapura I e II, em Presidente Prudente.
VÍDEOS: Tudo sobre a região de Presidente Prudente
Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.