Após fortes chuvas, prefeito de Petrolina decreta estado de emergência na cidade


Decreto entrou em vigor nesta quinta-feira (4), quando o município registrou 108 mm de chuva. Petrolina amanhece sob chuva nesta quinta-feira (4) e bairros ficam alagados
O Prefeito de Petrolina, Simão Durando, decretou estado de emergência na zona urbana do município do sertão pernambucano em virtude das chuvas que atingiram a cidade nos últimos dias. De janeiro até esta quinta-feira (4), data da publicação do decreto no Diário Oficial, choveu 517,7 milímetros, superando o total esperado para todo ano de 2024.
Em 90 dias, Petrolina registra volume de chuva maior do que o previsto para o ano de 2024
Aliada a falta de infraestrutura, o excesso de chuva provocou transtornos em vários bairros da cidade. O decreto tem validade até o final do período chuvoso em Petrolina. Segundo a Defesa Civil, a expectativa é que chova até o domingo (7).
Petrolina já registrou mais de 500 mm de chuva em 2024
Emerson Rocha / g1 Petrolina
Com o decreto, fica autorizada a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC), nas ações que visam diminuir os efeitos da estiagem prolongada, instalada no município.
Por causa do decreto de emergência, o Poder Executivo Municipal fica “autorizado a adotar medidas urgentes, que visem salvaguardar a vida da população do município, bem como firmar convênios, acordos e ajustes com outros entes da Federação, no sentido de amenizar o sofrimento dos administrados”.
Vídeos: mais assistidos do Sertão de PE
Adicionar aos favoritos o Link permanente.