VÍDEO mostra PM abordando homem que foi morto; arma do suspeito foi retirada do local por policiais, diz B.O


PM relatou que homem teria apontado arma, na terça (2), em São Carlos (SP). Boletim aponta “evidente não preservação do local do crime”. PM e SSP ainda não se manifestaram. Câmera mostra abordagem de PMs a homem que morreu em São Carlos
Um vídeo de câmera de segurança mostrou o momento da abordagem policial em que Caique Finotti de Souza, de 31 anos, foi morto com um tiro no pescoço, em São Carlos (SP), na manhã de terça-feira (2). (Veja as imagens acima).
📲 Participe do canal do g1 São Carlos e Araraquara no WhatsApp
De acordo com um boletim de ocorrência registrado no 2º DP, a cena do fato foi alterada e a perícia não encontrou no local a arma que teria sido utilizada por Souza. O revólver foi entregue pela PM diretamente na Central de Polícia Judiciária. (leia mais abaixo).
O g1 procurou a Secretaria de Segurança Pública (SSP) e a Polícia Militar e aguarda um posicionamento. Em nota enviada na segunda-feira, a PM disse que foi aberto um Inquérito Policial Militar e as armas dos policiais foram apreendidas para perícia.
LEIA TAMBÉM: Homem morre durante abordagem policial em São Carlos; PM diz que ele apontou arma
Câmera mostra abordagem
Câmera mostra abordagem a homem que foi morto pela PM em São Carlos
Reprodução
O vídeo mostra uma viatura parando ao lado do carro. Dois policiais saem do veículo e um deles abre a porta do carro de Souza. Em seguida, ele volta apressado para a viatura e não é possível ver o que ele faz.
Logo depois, chega outra viatura com mais três policiais e todos ficam em volta do carro de Souza e permanecem assim por vários minutos, enquanto veículos que trafegam pela rua começam a desviar para a via ao lado.
Souza permanece dentro do veículo e não aparece nas imagens. Não é possível ver o momento em que ele é baleado.
Caíque Finotte de Souza foi morto em troca de tiros em São Carlos
Bruno Moraes/acidadeon
Irregularidades funcionais
Um boletim de ocorrência de irregularidades funcionais foi registrado no 2º DP para apurar possível infração de alteração da cena do fato.
Segundo as informações do documento, houve “evidente não preservação do local do crime” e “a arma de fogo que possivelmente estava na posse do autor/vítima Caique Finotti de Souza não estava no local dos fatos e fora retirada pelos policiais antes da chegada da equipe de Polícia Judiciária e Polícia Técnico Científica, e apresentada diretamente na Central de Polícia Judiciária”.
Arma que foi apreendida com homem baleado por PM em São Carlos
PM/Divulgação
O boletim aponta ainda que o estejo de munição disparada pelo PM não foi encontrado no local, apesar de buscas da perícia na viatura, e só foi localizada quando o veículo estava no pátio do plantão policial.
Além disso, a chave do carro de Souza estava em posse de um dos policiais, que a entregou à perícia, e a informação dita por um policial de objetos estariam dentro do carro de Souza – maconha, dinheiro e máquina de cartão – foi negada pela perícia.
O B.O. ressalta que tais fatos podem prejudicar a elucidação dos fatos.
Abordagem
Souza foi baleado no pescoço durante uma abordagem da Polícia Militar na terça-feira (2), no bairro Cidade Aracy, em São Carlos (SP). Em posicionamento apresentado na segunda-feira, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou ele teria atirado contra policiais, que revidaram.
Em nota, também divulgada na segunda-feira, a Polícia Militar informou que Souza “apontou uma arma de fogo para a equipe policial-militar, tendo sido então desferido um disparo por um dos policiais militares a fim de repelir a iminente e injusta agressão”. (veja o posicionamento completo abaixo).
Homem morre após ser baleado durante abordagem da PM em São Carlos
Bruno Moraes/acidadeon
Segundo a PM, os policiais foram chamados após uma denúncia de transporte de drogas em um veículo modelo Fiat Siena.
Durante a abordagem, Souza teria desobedecido a ordem de parada, escondido a droga, sacado uma arma de fogo.
O Corpo de Bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionados, mas o homem baleado não resistiu ao ferimento.
O local foi isolado e a perícia realizada. O caso foi registrado no Plantão Policial e será remetido para a Delegacia de Investigações Gerais (DIG). As armas dos policiais e a do homem foram apreendidas. A PM não mencionou se houve apreensão de droga.
Caíque tinha passagem pela polícia por tráfico de drogas em 2018. Ele também era investigado por homicídio qualificado, ameaça e violência doméstica. Ainda não há previsão de horário de velório e enterro.
O que disse a PM sobre a abordagem?
Na data de hoje (02), por volta das 09h30min, a Polícia Militar foi acionada pelo Centro de Operações da Polícia Militar (COPOM) para averiguar ocorrência de tráfico de drogas pela Rua Antônio Bustos Alamarca, nº 51, Cidade Aracy, município de São Carlos onde, ainda segunda a denúncia, o autor do delito estaria fazendo uso de um veículo marca Fiat, modelo Siena, de cor vermelha.
Durante o deslocamento os Policiais Militares se depararam com o veículo informado pela Av. José Antonio Migliato, próximo ao numeral 1236, e, após ser emanada ordem legal de parada do veículo, o condutor não a respeitou, iniciando breve acompanhamento, momento em que o condutor apontou uma arma de fogo para a equipe policial-militar, tendo sido então desferido um disparo por um dos Policiais Militares a fim de repelir a iminente e injusta agressão, atingindo o condutor do veículo na região do pescoço, vindo a óbito, constatado pela equipe do SAMU, a qual compareceu após acionamento pela própria equipe policial-militar.
Após pesquisa criminal referente ao condutor do veículo, constou em nome do mesmo diversas incursões em infrações penais, especificamente referentes aos artigos 121, § 2º; 129 e 147, todos do CPB, artigo 33 da Lei nº 11.343/06, Art. 21 da LCP, além dos Art. 5º e 7º da lei 11.340/06.
Foram desenvolvidos os trabalhos de Perícia e, após, os registros por parte da Autoridade de Polícia Judiciária Militar e da Autoridade de Polícia Judiciária Civil, foram elaborados os BOPMe nº 4248/24, BOPC nº EO 0544, além da Portaria de Inquérito Policial Militar Nº 38BPMI-006/08/24. Foram as armas de fogo empregadas pelos Policiais Militares e pelo condutor do veículo Siena apreendidas para exames periciais específicos.
Veja mais notícias da região no g1 São Carlos e Araraquara
Adicionar aos favoritos o Link permanente.