Músico traduz experiências com filho autista em canção sobre amor e desafios: ‘Eu que dependo de você’


Canção foi lançada nesta terça-feira (2) para celebrar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo (TEA). Luccas é pai de João, de 4 anos, e conta que a canção nasceu após noites de insônia. ‘Mundo Azul’: inspirado pelo filho autista, pai compõe música para conscientizar pessoas
A música, quando utilizada de maneira inclusiva, pode ultrapassar barreiras e se tornar uma poderosa ferramenta de conscientização e esperança. Seja abordando temas sensíveis ou promovendo a diversidade. É desta forma que a canção “Mundo Azul” foi criada e se apresenta, buscando transmitir uma mensagem empatia para quem convive com o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Composta por Luccas Soares, de 44 anos, a letra nasceu em um final de semana desafiador, cercado pela insônia e pelas descobertas, que viveu ao lado do filho João, de 4 anos, que é autista. A cada verso, o pai exalta a diferença, o amor e o apoio. “Meu bem, você é como tinha de ser, o sorriso mais belo que a vida me deu. Quero ser seu mundo, pois você é o meu” (ouça acima).
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
A produção foi lançada nesta terça-feira (2), em celebração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo e faz parte dos trabalhos do Instituto Anelo, fundado por Luccas, que há 23 anos busca promover inclusão na periferia de Campinas (SP). O objetivo é se tornar um ‘hino’, despertando a compreensão sobre os desafios e amor envolvido na jornada de famílias com pessoas autistas.
O projeto, que conta com 18 músicos, profissionais de produção, divulgação, entidades, pais e pessoas com o TEA, tem participação especial de Amanda Maria, finalista do programa The Voice em 2023. Além do formato da música, também haverá um videoclipe, com lançamento agendado para o dia 9 de abril, e uma animação, prevista para o dia 16.
Inspiração nas noites de insônia 😴
Luccas Soares, compositor da música “Mundo Azul”, com seu filho João
Cláudio Alvim
Luccas, embora músico há mais de 20 anos, nunca se viu como um compositor. Apesar disso, explica as noites de insônia após o nascimento dos filhos gêmeos em 2020, em plena pandemia, desencadearam essa criatividade. “Eu nunca me vi como compositor. Então, eu passava pouco tempo tocando instrumentos”, menciona o músico.
A inspiração para “Mundo Azul” nasceu em meio às noites em claro e aos desafios enfrentados por Luccas e sua esposa, Geiza. A percepção do espectro autista em um dos filhos, João Luccas, de 4 anos, trouxe uma jornada de amor, mas também de desafios e superações, como detalhou em entrevista ao g1.
“O ‘Mundo Azul’ uma hora ou outra ia chegar, porque eu não consigo programar as minhas composições, elas vêm no momento que elas querem e, às vezes, no momento de crise ou no momento de alegria, né?”, relata Luccas.
LEIA TAMBÉM:
Em um ano, Campinas emite 4,4 mil carteirinhas de identificação de pessoas autistas; entenda importância e como tirar
A letra surgiu após um fim de semana cansativo, em março de 2023, quando o seu filho, João, pediu aos pais que o elvassem à Lagoa do Taquaral. Os dois estavam cansados e sem dormir. “Ele tem um sorriso tão lindo, e nós ali exaustos, né? Eu e minha esposa. Eu falei: ‘João, se fosse fácil, não seria você, meu bem”.
“Você é como tinha que ser, né? O sorriso mais belo que a vida me deu. Quero ser seu mundo, porque você é o meu’. Então, aí já saiu quase uma primeira parte da música “, relembra Luccas.
🔵 Por que azul? A cor citada na música é considerada um dos símbolos do autismo. Não se sabe ao certo o motivo: há quem diga que é pelo diagnóstico mais frequente em meninos ou pela ‘calmaria’ proporcionada pela cor. Por isso, é comum que famílias de pessoas no espectro se refiram ao ‘mundo azul’ ao falar do TEA.
Processo de criação 🎶
Bastidores da gravação da música “Mundo Azul” em Campinas (SP)
Cláudio Alvim
O processo de criação do projeto envolveu pessoas autistas de diversas instituições, não somente da Anelo, mas também do Instituto Ser e do Programa de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (Paica), de Campinas.
Também foi contratada uma equipe para a produção de uma animação para a música. O projeto conseguiu apoio de verbas sociais do Ministério Público do Trabalho (MPT) e da Unimed Campinas para viabilizar os custos.
A música inclui trechos em mandarim, que representam uma mistura de culturas e a universalidade do amor e da inclusão. Luccas destaca o desafio e a importância de respeitar a pronúncia e a separação de sílabas ao cantar em idiomas estrangeiros.

‘Mundo Azul’ 💙
A canção foi sendo melhorada, elaborada e apresentada para músicos, instituições e famílias ligadas a crianças, adolescentes e adultos do espectro autista. Com isso, Luccas diz que o envolvimento das pessoas acabou se tornando natural e, juntas, decidiram levar o projeto para além do Instituto Anelo.
“Mundo Azul”, para o músico, vai além de ser apenas uma música: é um projeto de vida. Ele espera que a canção seja usada como uma ferramenta para promover a inclusão e sensibilizar as pessoas sobre a condição.
Empatia por outras famílias 🤗
Kamila Araújo (à esquerda), Sara Araújo (no meio) e Evandro Oliveira (à direita) participaram do projeto da música “Mundo Azul”
Arquivo Pessoal
Tudo isso porque, para muitas famílias, a descoberta do autismo em seus filhos é um momento de aprendizado. Evandro de Oliveira Santos, de 38 anos, é coordenador de logística e pai de uma criança com a autismo que participa de aulas no Instituto Anelo.
“Fomos orientados pelo professor berçário que observou os movimentos repetitivos, era não verbal e ela ficava muito isolada de outras crianças sem querer socializar”, revelou o pai de Sara Araújo, de 7 anos.
Segundo o pai, com a música, é possível que uma pessoa com TEA cante, brinque e se comunique. “A música tem o poder de mudar sim o olhar de quem não entende, ajudar na jornada de quem está só no início do diagnóstico, e principalmente, para as famílias que estão com medo do diagnóstico”, diz.
Luccas espera que a canção sensibilize as pessoas para a importância de saber mais sobre o transtorno. “O amor é importante para a gente conseguir superar todos os desafios, mas a ideia principal é sensibilizar, despertar a curiosidade do público em conhecer um pouco mais desse mundo azul, né?”, finaliza.
Confira, abaixo, a letra completa da música
Se fosse fácil, não seria você.
Meu bem, você é como tinha de ser.
O sorriso mais belo que a vida me deu,
Quero ser seu mundo, pois você é o meu.
Meu mundo azul apaixonado, meu girassol ensolarado, pode até não entender, mas, eu que dependo de você.
Se fosse fácil saberia dizer, em mandarim, amo você.
Wǒ ài nǐ, Qīn’ài de, sempre vou te amar.
Meu mundo azul apaixonado, meu girassol ensolarado, pode até não entender, mas, eu que dependo de você.
Wǒ ài nǐ, Qīn’ài de, sempre vou te amar.
Wǒ ài nǐ, Wǒ ài nǐ, pra sempre vou te amar.
*Sob supervisão de Yasmin Castro.
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região

Veja mais notícias da região no g1 Campinas

Adicionar aos favoritos o Link permanente.