Sem estratégias de controle, plantas daninhas podem colocar produção em risco


Herbicidas da Bayer têm ação até 180 dias após aplicado, reduzindo custos de produção. Área dessecada com herbicida pós emergente Bayer
Acervo/Bayer
Dados da Embrapa indicam que as perdas estimadas pela falta de controle das plantas daninhas podem colocar em risco a produtividade da cultura principal. Um dos principais desafios para reduzir o problema é que essas plantas têm uma grande capacidade de adaptação a condições adversas, exigindo estratégias específicas e eficientes de combate.
De acordo com técnicos da Seiva do Vale e da Bayer, o uso bem indicado de herbicidas é essencial para reduzir não apenas as perdas, mas também os custos operacionais da cultura. A economia é ainda mais notável no período chuvoso no Vale do São Francisco, que historicamente acontece entre novembro e abril, de acordo com a Embrapa, onde ficam concentradas 90% das chuvas do ano.
Área livre por até 180 dias
A Seiva do Vale é distribuidora dos produtos Bayer no Vale do São Francisco e o catálogo de produtos herbicidas disponíveis tem prazo de atuação de até 180 dias. Com isso, o produtor só precisa aplicar os produtos duas vezes por ano, reduzindo custos não apenas com o produto que vai ser aplicado, mas também com trabalho de roço e com mão de obra.
Além disso, com o campo livre de plantas daninhas, o espaço fica livre para um manejo mais efetivo da cultura principal. O produtor também ganha tempo ao reduzir o monitoramento e preocupação com outras questões como o combate a pragas, que se alojam nestas plantas ao fugir das culturas principais, onde o tratamento contra elas é mais comum e feito mais regularmente.
Um produto para cada fase
Os produtos que atuam na fase chamada pré-emergente, ou seja, quando elas ainda estão no solo, diminuem e controlam o banco de sementes no solo e impedem que elas germinem. Já os produtos pós-emergentes se dividem em duas fases: aqueles que atuam na planta assim que ela desponta no solo e aqueles que resolvem o problema com ela mais crescida. Eles têm ação dessecante, ou seja, queimam a folha e podem ser usados em combinação com o trabalho de roço, que é mecânico e reduz o volume de planta para ser combatida. E uma das tecnologias da Bayer tem ação completa, atuando a partir da aplicação nas folhas e translocando até as raízes.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.