Prefeitura de Atibaia vai decretar situação de emergência por epidemia de dengue; entenda


Cidade tem 1.109 casos confirmados pela doença neste ano, sem nenhuma morte até aqui. Aedes aegypti é o transmissor da chikungunya, dengue, Zika e febre amarela
Freepik
A Prefeitura de Atibaia anunciou, nesta sexta-feira (15), que vai decretar situação de emergência para a dengue, por conta do aumento no número de casos da doença neste ano. O decreto vai ser publicado neste sábado (16).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
De acordo com a Secretaria de Saúde, o município vive uma epidemia pela doença e decidiu seguir as orientações do Ministério da Saúde e do Governo de São Paulo, que também declarou emergência neste mês.
Até essa sexta-feira (15), Atibaia confirmou 1.109 casos de dengue, com mais 81 casos suspeitos aguardando resultado. Ainda não há mortes pela doença na cidade.
Atibaia anuncia situação de emergência por causa da dengue
O que muda com o decreto?
De acordo com a Prefeitura de Atibaia, o decreto vai permitir a contratação de 65 novos agentes comunitários de saúde; compra de testes rápidos para uso em todas as unidades de saúde; compra de mais uma máquina de fumacê; contratação de moto de nebulização; implantação da Brigada do Aedes no município; e abertura de Centro de Atendimento exclusivo para dengue.
Na justificativa para o estado de emergência, a prefeitura apontou o aumento significativo dos casos da doença no município; os aspectos climáticos do atual período, que reúnem condições propícias para o desenvolvimento e a proliferação do mosquito transmissor da dengue; e a necessidade de mobilização da população para combate aos focos de criadouros.
O mosquito africano aedes aegypti é o transmissor da dengue, ou melhor, a fêmea do mosquito
Freepik
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
Adicionar aos favoritos o Link permanente.