Câmeras do crime: centro de controle de facção criminosa para vigiar policiais é desativado; VÍDEO


Câmeras de monitoramento da principal facção criminosa do país eram instaladas perto de pontos de tráfico de drogas de Santos (SP). Três homens foram presos e um menor apreendido. Central de monitoramento de câmeras instaladas por facção para vigiar policiais é fechada
A Polícia Civil desativou uma central de monitoramento da principal facção criminosa do país em São Vicente, no litoral de São Paulo, nesta quinta-feira (7). No local, os criminosos controlavam 13 câmeras instaladas perto de pontos de tráfico de drogas de Santos (SP). Segundo apurado pelo g1, os equipamentos eram usados para vigiar a movimentação de policiais. Três homens foram presos e um menor apreendido.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
Os policiais da 1ª Delegacia de Investigações Criminais do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) deram cumprimento a 10 mandados de busca e apreensão em locais que eram utilizados pela facção criminosa. Os endereços não foram divulgados pela Polícia Civil. Ação faz parte da Operação Verão.
Em um desses cumprimentos, os agentes encontraram uma casa onde funcionava a central de monitoramento, no bairro Catiapoã, em São Vicente. As imagens obtidas pelo g1 mostram a televisão e o notebook que passavam as imagens das câmeras instaladas em postes da Zona Noroeste de Santos.
Central de monitoramento de câmeras da facção em São Vicente vigiava pontos de tráfico de drogas em Santos (SP)
Divulgação/Polícia Civil
No vídeo, também é possível ver equipes da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) Piratininga auxiliando os policiais na retirada das câmeras de monitoramento instaladas pela organização criminosa.
Detidos
Ainda no imóvel, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP), um integrante da facção criminosa foi preso em flagrante. Ele era responsável por observar as imagens das câmeras e alertar os comparsas sobre a presença de policiais nos pontos de venda de drogas.
Câmeras estavam instaladas próximas aos pontos de tráfico de drogas de Santos (SP)
Divulgação/Polícia Civil
As investigações apontaram ainda que o suspeito já era procurado pela Justiça. O homem não voltou ao presídio após receber o benefício da saída temporária. Não há informações sobre o crime que ele cometeu.
Durante a operação, outros dois foram detidos por envolvimento com tráfico de drogas, mas não informaram a quantidade de entorpecentes apreendida com eles.
Os policiais também cumpriram uma ordem judicial expedida pela Justiça do Estado do Espírito Santo para apreender um adolescente. O menor está envolvido em investigações sobre a prática de crimes de ódio, como homicídio, instigação a suicídio e vandalismo.
De acordo com a SSP-SP, o trio também integrava a organização criminosa. A autoridade policial afirmou à equipe de reportagem que mais informações sobre a operação e os crimes cometidos pelos detidos serão divulgados em entrevista coletiva ainda nesta quinta-feira.
Câmeras foram instaladas para vigiar a movimentação de policiais em Santos (SP)
Divulgação/Polícia Civil
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos
Adicionar aos favoritos o Link permanente.