Quadrilha suspeita de roubar cargas de cigarro no RS usava van envelopada com alumínio para bloquear rastreador; 10 são presos


Suspeita da polícia é de que as cargas roubadas eram repassadas por preços menores para pequenos comércios de Porto Alegre e da Região Metropolitana. Imagens obtidas pela polícia mostram homens roubando carga de cigarro no RS
Reprodução/RBS TV
Pelo menos 10 pessoas foram presas na manhã desta terça-feira (5), em Porto Alegre e outras 10 cidades do estado, durante operação da Polícia Civil do RS contra uma quadrilha suspeita de ter roubado mais de 40 cargas de cigarro nos últimos meses. Durante a manhã desta terça, a operação seguia em andamento, com mandados de prisão sendo cumpridos.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Durante a investigação, a polícia identificou que a quadrilha usava uma van idêntica à da empresa de transporte, porém com todo o seu interior envelopado com uma manta de alumínio. Segundo a polícia, o material era usado para atrapalhar o rastreio da carga.
“A carga era transportada para cá (dentro da van) e fechada aqui dentro. Era usado um aparelho chamado ‘jammer’, que bloqueia o sinal, potencializado por esse equipamento (a manta de alumínio), que impedia totalmente o rastreio da carga”, detalhou o delegado Fernando Sodré, Chefe da Polícia Civil do RS.
De acordo com a polícia, também foi identificada a participação nos crimes de pelo menos um funcionário da empresa de transporte. Segundo a investigação, o homem atuava como motorista e repassava informações de rotas e horários para os suspeitos, além de facilitar o acesso deles à carga no momento da abordagem.
Depois do crime, segundo a polícia, esse motorista registrou cerca de 30 boletins de ocorrência por roubo de carga em um período de poucos meses, o que chamou a atenção dos investigadores.
“É uma empresa grande, com muitos veículos, muitos motoristas, e é incomum que um único motorista fosse vítima 30 vezes em um curto espaço de tempo”, explica a delegada Vanessa Pitrez, chefe do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC) da polícia.
A suspeita da polícia é de que as cargas roubadas eram repassadas por preços menores para pequenos comércios de Porto Alegre e da Região Metropolitana.
Quadrilha usava uma van envelopada com alumínio para bloquear sinal de rastreadores de carga
Reprodução/RBS TV
VÍDEOS: Tudo sobre o RS
Adicionar aos favoritos o Link permanente.