Cerca de 7 mil peixes mortos são retirados da Lagoa da Pampulha; VÍDEO


Segundo a Prefeitura de Belo Horizonte, problema tem relação com vazamento de esgoto sem tratamento na água. Peixes mortos são retirados da Lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte
Cerca de 7 mil peixes mortos foram retirados da Lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte, entre o último sábado (2) e esta segunda-feira (4).
Segundo a Prefeitura de Belo Horizonte, o problema tem relação com vazamento de esgoto sem tratamento na água. O município emitiu uma notificação para a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), e o valor da multa ainda será definido.
De acordo com especialistas, os peixes sobem na superfície em busca de alimentos e oxigênio e, quando se deparam com poluentes ou substâncias tóxicas, acabam morrendo instantaneamente.
Peixes mortos são retirados da Lagoa da Pampulha
Gabriel Lacerda/ TV Globo
Não é a primeira vez que esse tipo de situação é registrada na Lagoa da Pampulha. Em novembro do ano passado, peixes também foram retirados mortos da água. Na época, a prefeitura informou que o problema foi provocado pelo calor extremo.
Para a bióloga Fernanda Raggi, vários fatores podem ter provocado a morte dos animais neste fim de semana. Ela destaca o aumento das temperaturas, as chuvas e, principalmente, o esgoto despejado na lagoa.
“A gente desconfia que tenha dado, sim, algum problema no tratamento [de esgoto] e, com isso, a gente aumentou a quantidade de nutrientes como fósforo, resíduos ácidos, saponáceos. Os animais e as plantas que estão ali acabam morrendo por falta de oxigênio ou por intoxicação do excesso desses poluentes que estão ali”, explicou a bióloga.
Segundo a Copasa, cerca de 1,7 mil imóveis de Belo Horizonte e mais de 4,6 mil de Contagem, na Região Metropolitana, ainda ainda não possuem ligação à rede de esgoto.
A companhia disse, em nota, que ainda não foi informada da decisão da prefeitura.
Vídeos mais vistos no g1 Minas:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.