Cidade amiga do idoso


Jaguariúna é uma das poucas do Brasil com selo da OMS de ‘cidade amiga do idoso’
Crédito: Divulgação
Além de ser referência nas áreas de saúde e educação, Jaguariúna também tem outro grande diferencial. A cidade é uma das poucas no Brasil reconhecida oficialmente como Amiga do Idoso.
O título foi concedido pela OMS (Organização Mundial de Saúde) e se destina a municípios que desenvolvem ações pelo bem-estar e qualidade de vida de quem já passou dos 60 anos de idade.
A partir desse reconhecimento, Jaguariúna passou a compor uma seleta rede global de Cidades Amigas dos Idosos, composta por 520 municípios em 37 países das Américas, Europa, Ásia e Oceania.
O Programa Viva Melhor, da Secretaria Municipal de Juventude, Esportes e Lazer de Jaguariúna, que incentiva e promove a prática de atividades esportivas e de lazer para pessoas com mais de 60 anos, está entre as ações de sucesso que contribuem para que a cidade seja reconhecida como Amiga do Idoso.
Em 2022, a coreografia “Elegância Executiva”, do grupo do Programa Viva Melhor de Jaguariúna, conquistou o título do Campeonato Estadual nos Jogos da Melhor Idade (JOMI), realizados na cidade de Pindamonhangaba (SP), com a participação de 15 cidades do Estado de São Paulo.
Em março de 2023, a Prefeitura também promoveu o 1º Festival de Natação para a Terceira Idade (acima de 60 anos), no Parque Serra Dourada. A competição serviu de seletiva para os Jogos da Melhor Idade (Jomi).
Além disso, a cidade conta com diversos equipamentos em áreas públicas voltados para a terceira idade, como academias ao ar livre e outros.
A Cultura também é lugar para a melhor idade. O Projeto Escola das Artes, da Secretaria de Turismo e Cultura, tem turmas de Pilates, Ritmos e Canto Coral para as pessoas com mais de 60 anos. No total, 220 idosos participam dos cursos, que também são gratuitos. Tudo de graça.
Na Saúde também não é diferente. A atenção e o cuidado com idosos estão presentes em cada UBS e em cada consultório. São os mais variados serviços disponíveis a esse público, como consultas médicas, com enfermeiros, psicólogos, farmacêuticos, nutricionistas; atendimentos com dentistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e terapeuta ocupacional.
Na Assistência Social, há também uma atenção especial aos mais idosos. São 40 pessoas com mais de 60 anos que participam semanalmente do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, onde é realizada a oficina de música.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.