De estação do século XIX revitalizada a novo pontilhão: saiba como Trem Intercidades deve mudar cenário de Valinhos


Estação faz parte da história da imigração italiana e será adaptada para receber fluxo de passageiros. Com leilão previsto para quinta (29), TIC deve percorrer 101 km entre interior e capital paulista em 1h04. Trânsito de Valinhos será impactado pelas obras de trem intercidades
O projeto do Trem Intercidades (TIC), que ligará Campinas (SP) à capital paulista, também vai mudar o cenário nas cidades que integram o percurso. Em Valinhos (SP), por exemplo, as obras incluem a revitalização da estação ferroviária inaugurada no século XIX e a construção de um novo pontilhão em uma das avenidas mais movimentadas da cidade.
🔔 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
🚂 Construída em 1872, a estação do município faz parte da história da imigração italiana no Brasil, além de ter sido fundamental no transporte do café. Tombado como patrimônio histórico, o prédio deve ser revitalizado e adaptado para receber o novo fluxo de passageiros.
“O que vem pela frente é movimentação. Vai voltar a ter vida a nossa estação, vai deixar de ser uma estação que só passa trens de carga e vai ser uma estação de passageiros, embarque e desembarque”, destaca o secretário de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Rafael Bassi.
Parque, área de inovação e habitação social: veja como Trem Intercidades deve impactar área de 270 mil m² em Campinas
No entorno da estação, o projeto prevê mudanças estruturais importantes, como a reforma do estacionamento, instalação de rampas de acesso e ampliação do espaço. O representante da pasta destaca, porém, que a prioridade é preservar a história do prédio.
“Nossa ideia é manter o prédio do jeito que ele está, reformar, fazer uma revitalização, mantendo o patrimônio histórico e cultural da cidade e preservando a história de Valinhos, para que todos que passem nessa estação, além de fazer uma boa viagem até a capital, conheçam a nossa cidade de Valinhos”, afirma.
👉 Com leilão previsto para quinta-feira (29), o TIC deve percorrer 101 km entre as duas cidades no tempo previsto de 1 hora e 4 minutos, com um serviço expresso entre a Estação Barra Funda e o interior de São Paulo. Ao todo, serão 15 trens para atender passageiros nas cidades de Jundiaí, Louveira, Vinhedo e Valinhos (veja, abaixo, tudo o que se sabe do projeto).
Estação ferroviária de Valinhos (SP)
Reprodução/EPTV
Novo pontilhão
🛑 Na Avenida Paulista, uma das mais movimentadas da cidade, a passagem da nova linha férrea também vai trazer mudanças. Atualmente, o trilho do trem e a avenida ficam no mesmo nível, mas a construção de um pontilhão pretende deixar o trecho mais seguro.
“É a maior obra desse projeto, a de maior impacto, inclusive, e que vai beneficiar muito essa região da cidade. Tendo esse pontilhão e não tendo mais o cruzamento da linha férrea no mesmo nível do trem. De fato é o ideal para trazer mais segurança, porque carros e pedestres vão passar por cima da linha férrea, sem contato mais com ela, minimizando quase a zero o risco de acidente”, diz Bassi.
A reportagem da EPTV, afiliada da TV Globo, flagrou a dificuldade para atravessar a Rua Antônio Luiz Gabetta, que recebe o fluxo da Avenida Paulista. Além disso, há famílias que vivem às margens dos trilhos do trem, como a dona de casa Karmen Rosário do Nascimento.
“Dois anos que moro aqui. [O pontilhão] Vai adiantar porque eu não posso sair daqui que eu não tenho para onde ir, e tem que passar por aqui, não tem outro canto para passar, só pela linha do trem mesmo. É perigoso, fazer o quê. A hora que o trem vem a gente sai para ele passar. Segurança de todo mundo, das famílias que moram aqui todas”, afirma a dona de casa.
Famílias vivem às margens do trilho do trem em Valinhos (SP)
Reprodução/EPTV
O que se sabe sobre o TIC
💰 Qual o investimento previsto?
O edital prevê aporte de R$ 13,5 bilhões para a infraestrutura, incluindo a construção e modernizações;
O primeiro valor previsto para o projeto foi de R$ 7,5 bilhões. Depois, no ano passado, a quantia foi alterada para R$ 10,2 bilhões e, por último, para R$ 12,8 bi.
⏳ Qual o prazo de concessão?
A concessão será de 30 anos, a partir do início da operação comercial.
🚄 Quais as ligações previstas?
Serviço Expresso (Trem Intercidades): São Paulo a Campinas, com parada em Jundiaí;
Serviço Linha 7 Inicial e o Serviço Linha 7-Rubi: conectam a Estação Barra Funda, em São Paulo, a Jundiaí, e atende às cidades de Franco da Rocha, Francisco Morato, Campo Limpo Paulista e Várzea Paulista;
Serviço TIM (Trem Intermetropolitano): vai de Jundiaí a Campinas, e atende também Louveira, Vinhedo e Valinhos.
Infográfico mostra trajeto previsto para o Trem Intercidades, que vai ligar Campinas à Estação da Luz, na capital de SP
Luisa Rivas/Arte g1
⌚ Quanto tempo vai demorar a viagem?
O Trem Intercidades (serviço expresso) deve percorrer os 101 km entre São Paulo e Campinas no tempo previsto de 1 hora e 4 minutos;
A proposta é que as viagens do serviço expresso tenham intervalos de 15 minutos nos horários de pico.
📆 Qual a previsão de entrega?
Rafael Benini, secretário de Parcerias em Investimentos (SPI), informou que o serviço intermetropolitano, com paradas em Jundiaí, Louveira, Vinhedo e Valinhos, estará em funcionamento até 2029;
O trem expresso, que prevê apenas uma parada de dois minutos em Jundiaí, deve começar a operar até 2031.
💲 Quanto pode custar a passagem?
O valor estimado da tarifa do serviço expresso, definido a partir de pesquisas sobre potencial e demanda, é de R$ 64, mas a companhia vencedora da concorrência pode oferecer um valor inferior ao teto;
Atualmente, uma passagem de ônibus entre Campinas e São Paulo está na faixa de R$ 48, enquanto quem usa um carro próprio paga em torno de R$ 24,60 somente de pedágios para ir de Campinas a São Paulo, considerando-se o uso da Rodovia dos Bandeirantes (SP-348), uma das principais do estado;
“A gente entende que [a tarifa de] R$ 64 é adequada porque o serviço é mais rápido, estamos falando de um deslocamento em 1h04, enquanto o ônibus é de 1h30 a 2h, pode ser até mais que isso com trânsito. Além disso, as tarifas de ônibus não são reajustadas há algum tempo”, ponderou André Isper, secretário-executivo da SPI.
🚃 Qual a velocidade do trem?
Para a realização do serviço expresso, o edital prevê que a empresa implante trens cuja velocidade máxima chegue a 140 km/h – o que é considerado média velocidade;
O projeto também inclui a implantação de um serviço metropolitano entre Campinas e Francisco Morato (SP), e estabelece atendimentos a outros municípios do interior paulista como Louveira (SP), Valinhos (SP) e Vinhedo (SP);
A extensão dessa operação seria de 65,8 km, com nove estações e velocidade comercial de 56 km/h – a estimativa é que o tempo de viagem dure 55 minutos.
👨‍👩‍👧‍👦 Quantos passageiros serão transportados?
O estado prevê que o serviço expresso (SP e Campinas em 64 minutos) seja atendido por um trem com capacidade para 800 passageiros, operando em intervalos de até 15 minutos nos horários de pico;
A expectativa do projeto é atender até 60 mil passageiros por dia em todos os serviços.
🧱 Qual a infraestrutura prevista?
O edital prevê que as composições contem com banheiros, incluindo os acessíveis; telas pelos vagões para informar detalhes sobre a viagem e trajeto, que poderão ser explorados para publicidade; oferta de sinal de internet (Wi-Fi), tomada e porta USB aos passageiros.
🔨 Quantos empregos serão gerados?
A projeção é que o empreendimento gere 10,5 mil empregos diretos, indiretos e induzidos.
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.