Em algumas horas, dois caminhões atolam em pontos diferentes da mesma rua em Campinas


Rua Jerônimo Mendonça, no Jardim Campo Belo, está em obras. Orientação da prefeitura é que o trecho seja evitado durante os trabalhos. Caminhões atolam na mesma rua no Jardim Campo Belo, em Campinas
Victor Hugo Bittencourt/EPTV
Caminhões da coleta de lixo e Sanasa atolam na mesma rua em Campinas
A chuva que atinge Campinas (SP) deste segunda-feira (2) causou transtornos no Jardim Campo Belo. Nesta terça (3), dois caminhões ficaram atolados em pontos diferentes da mesma via.
🔔 Receba as notícias da sua região no WhatsApp
A reportagem da EPTV, afiliada à TV Globo, flagrou quando o primeiro caminhão, de coleta de lixo, ficou preso em um buraco na Rua Jerônimo Mendonça.
Depois disso, outro veículo foi enviado ao local para retirar o caminhão de lixo. O problema é que, após ser retirado, o caminhão caiu de novo em outro buraco e precisou de ajuda mais uma vez.
Na sequência, foi a vez do caminhão limpa-fossa da Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento (Sanasa) ficar preso em um dos buracos da rua. Um trator chegou a ser enviado à rua para ajudar, mas não pôde ser usado.
À EPTV, um funcionário disse que a rua está “oca”, então qualquer veículo que fizer força para retirar o limpa-fossa pode ficar preso também.
Caminhão de coleta de lixo também ficou atolado na via na manhã desta terça
Johnny Inselsperger/EPTV
O que dizem a Sanasa e a prefeitura?
Em nota, a Sanasa informou que a rua passa por uma obra de implantação de galeria de água pluvial realizada pela administração municipal. “Como próximo ao endereço passa uma adutora, a Sanasa apenas faz o acompanhamento técnico da obra para atuar em caso de emergência”.
“Uma equipe foi enviada ao local e não localizou vazamento de água na rua. Sobre o atolamento de um caminhão de lixo, a Sanasa atuou para ajudar no desatolamento. Houve também o atolamento de um caminhão que presta serviço para a Sanasa”, destacou a autarquia.
Já a prefeitura disse que a via passa por obras para receber o asfalto. “Neste momento, está sendo implantado o sistema de drenagem, para escoamento das águas das chuvas”.
“A via está sinalizada e a orientação é que os trechos sejam evitados enquanto as obras ocorrem. Quando chove, é preciso interromper os trabalhos”, afirmou.
Estragos da chuva
A Prefeitura de Campinas fechou todos os parques públicos a partir das 10h desta terça. A medida ocorre após a cidade registrar 91 milímetros de chuva em 72 horas e tem o objetivo de minimizar os riscos provocados pela chuva. Também houve o bloqueio de ruas.
A metrópole está em estado de atenção por causa das tempestades e, por isso, contará com uma força-tarefa, que reúne a Defesa Civil e as secretarias que atuam diretamente no caso de ocorrências de eventos climáticos. Outras pastas estão de sobreaviso para atuar caso necessário.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), no decorrer do dia, as precipitações estarão acompanhadas por raios e vento e os atuais modelos meteorológicos indicam risco para acumulados significativos, principalmente na região de Campinas.
Telefones de emergência
Ligue 199 para alagamento, inundações e quedas de árvores;
Ligue 118 para emergências de trânsito;
Ligue 193 para situação de emergência.
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias sobre a região no g1 Campinas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.