Vai chover até quando? Região de Campinas tem alerta de tempestade nesta terça; veja previsão da semana

Segundo o Cepagri, podem haver rajadas de vento forte, queda de raios e granizo de forma isolada. Sol volta a aparecer a partir de quarta-feira. A chuva que atinge cidades da região de Campinas (SP) desde segunda (2) vai continuar ao longo de toda a terça-feira (3), de acordo com o Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri), da Unicamp. Confira a previsão para a semana.
🚨 Ainda segundo o Cepagri, há alertas para risco de tempestades com intensidade moderada e forte nesta terça, em “qualquer momento do dia”. Na parte da manhã, Campinas, por exemplo, já registrou pancadas de chuva.
⚡️ O órgão ainda informou que podem haver rajadas de vento forte, queda de raios e granizo de forma isolada nesta terça. Veja abaixo os cuidados que devem ser tomados.
A Defesa Civil do estado de São Paulo também havia emitido alerta de fortes tempestades para a região de Campinas na segunda-feira.
🌞 Vai parar de chover? Quando chega o sol?
De acordo com o Cepagri, a partir de quarta-feira (4), a frente fria se afasta aos poucos do estado, e a chuva perde força ao longo do dia.
Ainda há, no entanto, previsão de chuva fraca a moderada a qualquer hora. O sol volta a aparecer entre nuvens a partir da tarde.
Já na quinta-feira (5), o dia será de sol entre muitas nuvens, com previsão de pancadas de chuva de forma isolada a partir da tarde. Pontualmente, a chuva pode ser forte, com rajadas de vento forte e raios. A temperatura também volta a aumentar, com a máxima prevista de 28°C em Campinas.
⛔ Cuidados com tempestade
Evite proximidade e contato com objetos e superfícies metálicas, incluindo cercas e grades;
Evite tomar banho e falar ao telefone;
Desligue aparelhos eletrônicos da tomada para precaver danos;
Busque abrigo em casas; prédios ou no interior de carros (sem encostar na parte exterior da lataria);
Estragos
A chuva que atingiu Campinas na tarde de segunda-feira alagou imóveis e causou transtornos pela cidade. Imagens obtidas pela EPTV, afiliada da TV Globo, mostraram vias da metrópole tomadas pela água.
Houve ainda rescaldo dos estragos nesta terça-feira. A metrópole decidiu fechar os parques públicos por conta da quantidade de chuvas e do alerta de mais tempestade. Nas últimas 72 horas, Campinas teve 90 milímetros de precipitação e está em estado de atenção.
Na região do Campo Belo, dois caminhões, um de coleta de lixo e um da Sanasa, atolaram por causa das ruas alagadas.
Monte Mor
Em Monte Mor (SP), que fica às margens do Rio Capivari, registrou alagamentos em várias ruas e imóveis. A cidade registrou 80 milímetros de chuva.
VÍDEOS: saiba tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.