O que se sabe e o que falta saber sobre caso da miss trans que denunciou youtuber americano por transfobia no Carnaval do RJ


Polícia Civil investiga suspeita de transfobia em comentários de youtuber durante live acompanhaada por 1,4 milhão de pessoas. Luanna Isabelly é a atual Miss Universo Trans. Modelo denuncia youtuber por transfobia no Carnaval do RJ
A modelo brasileira Luanna Isabelly, vencedora do Miss Universo Trans 2023, denunciou um youtuber americano por transfobia. O episódio ocorreu na segunda-feira (12), durante o desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro, no sambódromo da Marquês de Sapucaí. Darren Jason Watkins Jr., conhecido como IShowSpeed, fazia uma live direto do local.Veja vídeo acima.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Um boletim de ocorrência na Polícia Civil do Rio de Janeiro foi registrado por Luanna Isabelly, na quarta-feira (14). A Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi) do Rio de Janeiroafirma que “diligências estão em andamento para apurar os fatos”.
Na ocorrência, Luanna manifestou o desejo de representar criminalmente contra o youtuber.
Veja abaixo o que se sabe e o que falta saber sobre o caso.
LEIA TAMBÉM:
Miss Universo Trans denuncia youtuber americano IShowSpeed por transfobia
‘Exemplo da violência simbólica’, afirma concurso
Miss Universo Trans diz que foi ‘ridicularizada’ por youtuber americano
Luanna Isabelly, de 28 anos, venceu o Miss Universo Trans, concurso realizado em Nova Déli, na Índia
Reprodução/Redes sociais
Veja abaixo o que já se sabe e o que falta esclarecer sobre o caso:
O que o youtuber falou para Luanna?
Por que ela o denunciou por transfobia?
Como o caso foi registrado na Polícia Civil?
Quem é Luanna?
Quem é o youtuber?
O que a lei diz sobre transfobia?
1. O que o youtuber falou para Luanna?
Durante transmissão em seu canal, o youtuber IShowSpeed, como é conhecido o norte-americano Darren Jason Watkins Jr., abordou a Miss Universo Trans Luanna Isabelly.
Ele pergunta a idade dela. Luanna responde que tem 28 anos. O youtuber repete a idade engrossando a voz várias vezes durante o vídeo. Darren também fala: “This might be an impostor among us [‘talvez exista um impostor entre nós’, em inglês].”
Naquele momento, Luana não percebeu que o youtuber estaria zombando da sua identidade de gênero, mas o vídeo começou a circular no dia seguinte, terça-feira (13), e alguns amigos alertaram a modelo. O vídeo já tem mais de 1,4 milhão de visualizações.
A organização do concurso Miss Universe Trans Brasil repudiou a fala do youtuber.
2. Por que a Miss o denunciou por transfobia?
Ao debochar de Luanna e se referir a ela como “impostor”, o youtuber cometeu transfobia, na visão da modelo.
“Ele aperta esse gatilho para que as pessoas continuem sendo ignorantes, continuem matando, continuem negando a humanidade das mulheres trans. Que pena que ele usou essa visibilidade que ele tem para algo tão negativo”, comentou a Miss Universo em entrevista ao g1.
3. Como o caso foi registrado na Polícia Civil?
A modelo e seu advogado, Diego Candido, denunciaram o caso à Polícia Civil do RJ. O boletim de ocorrência foi registrado na lei 7.716/89, que trata de preconceitos de raça e cor (entenda mais abaixo), com motivo presumido de transfobia.
A polícia informou que o caso é investigado, sem dar mais detalhes.
4. Quem é Luanna Isabelly?
Atual Miss Universo Trans, Luana Isabelly Moreira da Silva tem 28 anos e nasceu em Campo Bom, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Ela recebeu o título em concurso realizado em Nova Déli, na Índia.
A conquista foi inédita para o Brasil. A representante brasileira superou adversárias de outros 15 países.
5. Quem é IShowSpeed
Darren Jason Watkins Jr. é um youtuber e rapper americano. Speed, como também é chamado, é conhecido pelo seu canal de transmissões ao vivo de jogos como Valorant, NBA 2K, Fortnite, FIFA 23 e Roblox.
6. O que a lei diz sobre transfobia?
Desde o ano passado, por decisão de Supremo Tribunal Federal atos de homofobia e transfobia são equiparados ao crime de injúria racial.
Isso significa que atos de discriminação contra pessoas LGBQIA+ poderão ser punidos de forma mais severa, em relação às outras penas previstas em crimes contra a honra.
Na prática, quem for responsável por atos dessa natureza não terá direito a fiança, nem limite de tempo para responder judicialmente.
A injúria racial é uma ofensa à dignidade de uma única pessoa. Quando, por exemplo, alguém é insultado por características de raça, cor, etnia, ou lugar de origem. E, a partir da decisão do Supremo, também pela identidade de gênero ou orientação sexual.
VÍDEOS: Tudo sobre o RS
Adicionar aos favoritos o Link permanente.