Areado já teve 6% da população infectada com a dengue neste ano; veja dados do Sul de Minas


Areado possui 13,8 mil habitantes e tem um dos maiores percentuais de casos em relação à quantidade de moradores. Até 9 de fevereiro, eram 835 casos confirmados da doença. Mais de 6% da população de Areado (MG) já foi infectada com a dengue em 2024
Mais de 6% da população de Areado, no Sul de Minas, já teve dengue em 2024. A cidade registrou 835 casos confirmados no último balanço para o Painel de Monitoramento da Dengue da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). (Veja dados da região abaixo)
📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp
Areado possui 13.881 habitantes, conforme dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no Censo 2022.
Conforme o balanço da SES-MG, até 9 de fevereiro, a cidade sul-mineira já teve 6,01% da população infectada, um dos maiores percentuais de casos em relação à quantidade de moradores. Além disso, ainda há outros 897 casos prováveis da doença no município.
Mosquito Aedes aegypti
Divulgação/SES
Veja dados de casos x habitantes
Abaixo, veja a relação das cidades com mais casos – conforme boletim da SES-MG – analisada sob a ótica dos casos confirmados em relação à população:
Dengue nas cidades mais infectadas do Sul de Minas

Corrida contra a dengue
Segundo a Vera Lúcia Cintra Costa, coordenadora de Vigilância Sanitária e Epidemiológica de Areado, a cidade tem se esforçado para conter a propagação do vírus e proteger a comunidade. Entre as medidas, está a intensificação das ações educativas para conscientizar sobre o combate à dengue.
Os mutirões, que tradicionalmente ocorriam entre abril e maio, foram antecipados para fevereiro deste ano, demonstrando a urgência em conter a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.
Areado já teve 6% da população infectada com a dengue em 2024 no Sul de Minas
Reprodução EPTV
Entretanto, de acordo com Vera, o maior desafio enfrentado pelas autoridades de saúde de Areado é o engajamento total da população. Embora a maioria dos moradores coopere com as medidas de prevenção, é fundamental alcançar a adesão de 100% da comunidade.
“O nosso maior desafio hoje é a população. Nós temos a cooperação da maioria da população, mas a gente quer atingir 100% dessa população, que eles entendam como que é o trabalho da vigilância epidemiológica. […] Se não mantiver os quintais limpos, não vai adiantar o serviço dos agentes de nessa rotina. Todos os dias, todos os meses, todos os ciclos eles têm que fazer”.
Diante do aumento significativo de casos, a Santa Casa da cidade precisou reforçar o atendimento, dedicando serviços exclusivos para pacientes com sintomas da dengue. A medida visa garantir uma assistência adequada aos afetados pela doença e evitar sobrecargas no sistema de saúde local.
Veja todos os vídeos do Sul de Minas:
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas

Adicionar aos favoritos o Link permanente.