Carnaval 2024: apuração acontece nesta quarta-feira (14) no Sambódromo


Dez Escolas de Samba do Amapá, pertencentes ao Grupo Especial e ao Grupo de Acesso terão as notas divulgadas. CARNAVAL 2024 NO AMAPÁ
Isadora Pereira/g1
Os desfiles do Grupo Especial e também do Grupo de Acesso das escolas de samba do Amapá, foram realizados na sexta-feira (9) e no sábado (10), no Sambódromo, na Zona Sul de Macapá.
A apuração e divulgação das notas está prevista para ocorrer nesta quarta-feira (14), a partir das 15h, no Sambódromo.
Nove quesitos foram utilizados para julgar cada escola de samba, através do olhar dos jurados.
Os quesitos avaliados foram: alegoria, bateria, comissão de frente, enredo, evolução, fantasia, mestre-sala e porta-bandeira, samba de enredo e harmonia.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 AP no WhatsApp
Cada um dos 9 quesitos foi avaliado por 4 jurados, com notas que variam de 9 a 10.
Alegoria
Julga, os conjuntos artísticos ou composições cenográficas, coreográficas ou cênicas sobre rodas.
Bateria
Avalia a manutenção regular e a sustentação da cadência em consonância com o samba-enredo; a perfeita conjugação dos sons emitidos pelos vários instrumentos e a criatividade e a versatilidade do grupo.
Comissão de frente
A coreografia e a fantasia são levadas em consideração. A capacidade de impactar positivamente o público conta pontos.
Enredo
São somados a concepção, onde é apreciada a ideia básica apresentada pela escola, sobretudo na importância e na densidade cultural. Contam pontos a clareza, a coerência e a coesão na roteirização do desfile. Na realização, valem a capacidade de compreensão através das fantasias, alegorias e outros elementos plástico-visuais, assim como a exposição do tema no roteiro.
Evolução
Julga a fluência da apresentação, penalizando buracos, correrias e retrocessos de alas e alegorias. Considera a espontaneidade, a criatividade, a empolgação e a vibração dos desfilantes e a coesão do desfile — a manutenção de espaçamento o mais uniforme possível.
Fantasia
Avalia, concepção e adequação das fantasias ao enredo. Também são avaliadas a criatividade, a informação, o uso das cores e o acabamento.
Harmonia
O julgador deverá considerar a perfeita igualdade do canto do samba-enredo pelos componentes em consonância com o intérprete e a manutenção de sua tonalidade.
Mestre-sala e porta-bandeira
Considera-se a harmonia do casal que, durante a sua exibição, com graça, leveza e majestade, deve apresentar uma sequência de movimentos coordenados, deixando evidenciada a integração do casal;
Samba de enredo
O jurado aprecia letra e melodia separadamente. Para a letra, consideram-se a adequação da letra ao enredo, a riqueza poética, a beleza e o bom gosto e a adaptação à melodia. Para a melodia, o julgador aprecia as características rítmicas próprias do samba, a riqueza melódica, sua beleza e o bom gosto de seus desenhos musicais e a capacidade de sua harmonia musical facilitar o canto e a dança dos desfilantes.
Estão na disputa pelo título de campeã do carnaval amapaense 2024, 10 agremiações carnavalescas:
Embaixada de Samba Cidade de Macapá
Império da Zona Norte
Império do Povo
Piratas Estilizados
Boêmios do Laguinho
Emissários da Cegonha
Império de Samba Solidariedade
Maracatu da Favela
Unidos do Buritizal
Piratas da Batucada
📲 Siga as redes sociais do g1 Amapá e Rede Amazônica: Instagram, X (Twitter) e Facebook
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.