De casas ‘assombradas’ a castelo de Hogwarts: morador da Grande SP usa papelão para criar maquetes; veja FOTOS


Marcelo Losco descobriu o talento em meados de agosto do ano passado, criando casas mal-assombradas para o halloween. Hoje, ele está criando uma maquete do castelo de Hogwarts que pode atingir mais de 2 metros, tudo só com papelão e cola quente. Casas ‘assombradas’ e castelo de Hogwarts: morador da Grande SP cria maquetes com papelão
De casas mal-assombradas a um dos castelos mais famosos do cinema. Já pensou ser o responsável por construções assim? É exatamente esse o trabalho de Marcelo Izzo Losco. Aliás, “trabalho” não. Talento. Isso porque o morador de Arujá, na Grande São Paulo, cria todos esses cenários com apenas dois materiais: papelão e cola quente.
O motorista de aplicativo, de 53 anos, conta que começou a criar maquetes em agosto do ano passado. “Estava pensando em decorações para o halloween, só que minha esposa não queria colocar enfeites na parte de fora da casa. Então eu comecei a fazer casinhas mal-assombradas”.
Losco começou a fazer maquetes por conta do halloween, em agosto de 2023
Marcelo Izzo Losco/Arquivo pessoal
Losco relata que a morte do pai dele, em outubro de 2023, fez com que a montagem das maquetes tivesse um significado maior. “Ele tinha gostado muito das casinhas que fiz para o halloween, vivia falando sobre elas. Quando ele morreu, comecei a focar nas maquetes para não ficar pensando tanto sobre isso. Foi uma forma que encontrei de passar por essa situação e encontrar uma luz”.
Não foi só o pai dele que gostou das maquetes. Os projetos também encantaram a filha, Thais Losco, de 16 anos, que logo pediu um castelo da princesa Rapunzel.
“Eu sempre gostei de fazer trabalhos manuais e sempre ficava assistindo vídeos de artes já prontas. Uma vez, vi uma pessoa fazendo maquetes de papelão e gostei muito. A grande sacada do papelão é que ele não custa nada, consigo pegar em mercados, e é fácil de trabalhar. Além, claro, de ser ecológico”.
Castelo da princesa Rapunzel foi feito para a filha do Marcelo, Thais Losco, de 16 anos
Marcelo Izzo Losco/Arquivo pessoal
Depois da montagem do castelo da princesa da Disney, o motorista de aplicativo decidiu partir para um desafio maior: o castelo de Hogwarts, da saga Harry Potter. O processo de montagem começou em outubro e, ao ver o projeto cada vez mais tomando forma, Marcelo se empolgou mais. O que começou somente com a Escola de Magia, já inclui a cabana do Hagrid e deverá contar até com o Beco Diagonal.
“Uma parte não depende da outra, é tudo desmontável. Então posso ir fazendo aos poucos, juntando parte com parte. Quando estiver tudo pronto, é capaz que a maquete atinja cerca de 2 metros de extensão”.
Maquete do castelo de Hogwarts deve atingir mais que 2 metros de extensão, segundo o artista
Marcelo Izzo Losco/Arquivo pessoal
Apesar do trabalho, Losco ainda não sabe como monetizar as maquetes. Então, elas seguem somente como um hobby para os momentos livres.
“Construir essas maquetes é como pintar um quadro. Cada etapa vai tornando a coisa mágica. Os detalhes vão tornando o projeto real, é algo que faço quase que sem pensar, de tão natural que se tornou. Cada camada faz parte de um processo mágico. Precisa de atenção, cuidado e, claro, afeto. Senão seriam somente pedaços colados de papelão”.
Veja mais fotos das maquetes
Morador de Arujá está trabalhando desde outubro nesta maquete do castelo de Hogwarts
Marcelo Izzo Losco/Arquivo pessoal
Uma das casas ‘mal-assombradas’ que o Marcelo fez para o halloween
Marcelo Izzo Losco/Arquivo pessoal
Somente esta maquete, em especial, recebeu pintura
Marcelo Izzo Losco/Arquivo pessoal
Cabana do Hagrid, da saga Harry Potter
Marcelo Izzo Losco/Arquivo pessoal
Até os detalhes das maquetes são feitos de papelão
Marcelo Izzo Losco/Arquivo pessoal
Assista a mais notícias sobre o Alto Tietê
Adicionar aos favoritos o Link permanente.