SC tem cinco mortes por dengue e 8,7 mil casos prováveis da doença em 2024


Joinville, cidade mais populosa do estado, registrou 4 dos 5 óbitos. Dados são da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive). SC tem cinco mortes por dengue em 2024 e 8,7 mil casos prováveis da doença
GETTY IMAGES
Cinco pessoas morreram por causa da dengue em 2024 em Santa Catarina. No estado, em 39 dias deste ano já são 8.710 casos prováveis da doença. Segundo o governo, o número representa um aumento de 611% em relação ao mesmo período do ano passado, quando eram 1.225 casos suspeitos.
Os dados foram divulgados na quinta-feira (9) pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive). Quatro mortes aconteceram em Joinville, cidade mais populosa do estado e localizada no Norte. Uma delas aconteceu em Araquari, na mesma região.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
Com os mortes, Joinville entrou em “alerta laranja” para combater o avanço da dengue na cidade. O município contratou 45 novos agentes de combate a endemias para somar 119 profissionais no total. O foco principal é visitar casas das regiões com mais casos confirmados.
Com morte confirmada, SC tem aumento de 105% de casos prováveis de dengue
Ao divulgar os casos, a Dive alertou que a alta dos casos acontece desde os primeiros dias do ano. Em dia 23 de janeiro, o estado registrava 4.043 casos prováveis da doença – número 910% maior do que o mesmo período de 2023, quando o estado tinha 400 casos prováveis de dengue.
Sintomas
A infecção pelo vírus dengue varia desde formas mais leves até quadros graves, podendo evoluir para o óbito. Febre, dor de cabeça, dores musculares e nas articulações, dor atrás dos olhos e manchas vermelhas na pele. Estes são os principais sintomas da dengue.
Além disso, a Secretaria de Estado da Saúde alerta que dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes, queda de pressão e sangramento de mucosas já são sinais de alarme da doença, indicando a necessidade de procura imediata do serviço de saúde.
Como saber se você está com dengue e se é grave
Prevenção
A melhor maneira de prevenção às doenças transmitidas pelo Aedes aegypti (dengue, Zika e chikungunya) continua sendo eliminar locais com água parada:
Evite que a água da chuva fique depositada e acumulada em recipientes como pneus, tampas de garrafas, latas e copos;
Não acumule materiais descartáveis desnecessários e sem uso em terrenos baldios e pátios;
Trate adequadamente a piscina com cloro. Se ela não estiver em uso, esvazie-a completamente sem deixar poças de água;
Manter lagos e tanques limpos ou criar peixes que se alimentem de larvas;
Lave com escova e sabão as vasilhas de água e comida de seus animais de estimação pelo menos uma vez por semana;
Coloque areia nos pratinhos de plantas e remova duas vezes na semana a água acumulada em folhas de plantas;
Mantenha as lixeiras tampadas, não acumule lixo/entulhos e guarde os pneus em lugar seco e coberto.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias
Adicionar aos favoritos o Link permanente.