No primeiro dia do carnaval de Salvador, Margareth Menezes faz participação especial no bloco Os Mascarados


Desfile acontece nesta quinta-feira (8), no circuito Dodô (Barra-Ondina). Neste ano, o bloco está sob o comando do cantor Jau. Margareth Menezes comanda o bloco ‘Os Mascarados’, em Salvador
Lívia Neves/Ag. Picnews
A ministra da Cultura, Margareth Menezes, fez uma participação especial no desfile do bloco “Os Mascarados”, nesta quinta-feira (8), no circuito Dodô (Barra-Ondina), no primeiro dia do carnaval de Salvador. Neste ano, o bloco está sob o comando do cantor Jau.
📱 NOTÍCIAS: faça parte do canal do g1BA no WhatsApp
Uma das fundadoras do bloco, Margareth Menezes soma 13 participações em 22 desfiles. A ministra é uma das maiores conhecedoras do repertório de Os Mascarados, mesclando seus sucessos com músicas antigas de carnaval.
O bloco Os Mascarados é famoso por levar o lúdico e o clima dos antigos carnavais para o circuito Barra-Ondina, com foliões vestidos como piratas, enfermeiras, super-heróis, drags, princesas, guerreiros, entre outras fantasias.
O desfile é gratuito e ocorre no circuito Dodô (Barra-Ondina), sempre na quinta-feira, primeiro dia oficial de carnaval na capital baiana. Pela primeira vez, ele contou com uma realeza exclusivamente feminina. A atriz Nanda Costa e a percussionista Lan Lanh são as rainhas do maior bloco de fantasia do país.
No último ano, primeiro de Margareth como ministra da Cultura, o bloco Os Mascarados foi comandado pela cantora Larissa Luz.
Margareth foi a primeira atração do bloco, que estreou em 1999. Depois disso, deixou de ser atração da entidade em 2010. Ela voltou ao bloco no carnaval de 2019, quando Os Mascarados festejaram 20 anos. No ano seguinte, em 2020, ela repetiu a dose e foi atração principal.
📺 A TV Bahia é a emissora oficial do carnaval de Salvador em 2024 e montou um grande esquema de cobertura para este ano. Cerca de 300 profissionais estão envolvidos na operação do Bahia Folia e 40 câmeras foram espalhadas pelos principais circuitos da festa.
Margareth Menezes cantando em ‘Os Mascarados’ ao lado das rainhas do bloco Nanda Costa e Lan Lahn
Lívia Neves/Ag. Picnews
Abertura do carnaval
Encontro com trios abriu carnaval de Salvador
Sérgio Pedreira/ Ag. Picnews
O primeiro dia de carnaval de Salvador foi aberto com um momento histórico: Ivete Sangalo, Carlinhos Brown, Baiana System e Ilê Aiyê levaram milhares de pessoas à loucura no encontro de trios na icônica Praça Castro Alves, que recebeu outros momentos semelhantes no passado.
Momentos antes, o prefeito de Salvador, Bruno Reis, entregou as chaves da cidade ao Rei Momo, o publicitário Alan Cerqueira Nery. A cerimônia foi realizada no palco Salvador Capital Afro, em frente ao Cine Glauber Rocha, e também contou com a presença do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues.
“A expectativa é a maior e a melhor porque ano passado nós chegamos e com menos de dois meses realizamos um carnaval, então corremos com aquilo alí. Esse ano a expectativa é muito grande, nós já vimos isso na Festa da Virada, já vimos o tamanho da Lavagem do Bonfim, Itapuã, Iemanjá, então todo esse preparatório das festas, nos mostras que os ensaios e blocos, já deu para ver que vai ser um dos maiores carnavais dos últimos anos e nós nos preparamos para isso”, disse o governador.
Prefeito Bruno Reis e o Rei Momo com a chave da cidade de Salvador
Sergio Pedreira/ Ag. PicNews
Ivete Sangalo foi a primeira a subir no trio elétrico e levar uma verdadeira multidão a comemorar o início da folia baiana. A cantora exaltou os 50 anos que o Ilê Aiyê completa neste Carnaval de 2024 e iniciou a festa ao cantar o hit “Todo Mundo Vai”.
Carlinhos Brown foi o segundo artista que começou a cantar na Praça Castro Alves, onde celebrou a diversidade da folia baiana. O cantor começou com o hit “Ashansu”, convidando o público a comemorar.
Carlinhos Brown comandou trio na Praça Castro Alves, em Salvador
Sérgio Pedreira/ Ag. Picnews
Comandada por Russo Passapusso, o Baiana System foi a terceira atração a participar do encontro de trios na abertura da folia de Salvador, onde pediu um “Carnaval de paz, amor e alegria”. A faixa escolhida para dar início foi a música “Lucro”.
O bloco afro Ilê Aiyê ganhou homenagem especial de cima do trio elétrico de Carlinhos Brown. O grupo completa 50 anos de existência em 2024.
Ivete Sangalo também exaltou o legado do Ilê Aiyê e integrantes subiram no trio da artista para cantarem junto com ela a música “Muito Obrigado Axé”.
Russo Passapusso cantou junto com o bloco afro Ilê Aiyê
Sérgio Pedreira/ Ag. Picnews
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻
Adicionar aos favoritos o Link permanente.