
Juíza considerou documentação apresentada pelo município e parecer favorável do Iphan. Decisão contraria manifestação do Ministério Público Federal. Praça Tiradentes, em Ouro Preto
Raquel Freitas / G1
A Justiça Federal acatou o pedido da Prefeitura de Ouro Preto e autorizou a realização de festas de carnaval na Praça Tiradentes, no centro da cidade histórica, localizada na Região Central de Minas Gerais. A decisão contraria o Ministério Público Federal (MPF), que se manifestou pela não liberação de eventos de médio porte no espaço.
Na decisão, a juíza Ana Carolina Campos Aguiar considerou a documentação apresentada pelo município, que prevê a montagem de estruturas de pequeno porte, redução do tamanho do palco e distanciamento adequado das edificações do conjunto histórico.
A prefeitura ainda garantiu a presença de brigadistas e da Guarda Municipal na praça, além da instalação de tapumes para a proteção de prédios históricos “de grande relevância” e sistema de vigilância por meio de câmeras.
A magistrada também levou em consideração o parecer técnico favorável à aprovação do projeto, emitido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), e a declaração de Realização de Evento Temporário de Risco Médio do Corpo de Bombeiros.
“Nota-se, portanto, a juntada de documentação considerável e necessária, expedida pelas autoridades competentes e responsáveis pelos respectivos atos, pela qual se verifica que o Município tem adotado medidas preventivas para a realização do evento com cautela”, diz um trecho da decisão.
Exigências
A juíza, no entanto, ordenou o cumprimento de uma série de condicionantes requeridas pelo MPF, sob pena de multa de R$ 1 milhão. Entre elas, estão a fiscalização dos eventos por parte do Iphan, vistoria do Corpo de Bombeiros, contratação de bombeiros civis, proibição do uso de materiais plásticos nas barracas, proteção do chafariz e sinalização das rotas de fuga.
Em manifestação enviada à Justiça, o MPF tinha se posicionado contra a realização de eventos de médio porte na Praça Tiradentes.
“Considerando que a Praça Tiradentes é um dos mais preciosos monumentos do barroco brasileiro, que o coeficiente de segurança contra incêndio está abaixo do limite aceitável; que o Museu da Inconfidência não possui Plano de Prevenção e Proteção contra Incêndio; e a necessidade de se preservar a vida dos próprios cidadãos, é fundamental que o Município de Ouro Preto elabore um Plano de Gestão de Risco vinculados a eventos para todo o Conjunto Arquitetônico e Urbanístico”, diz um trecho do documento, assinado pela procuradora da República Silmara Cristina Goulart.
A cidade histórica de Ouro Preto é tombada pelo Iphan desde 1938 e patrimônio mundial desde 1980.
Programação confirmada
A Prefeitura de Ouro Preto afirmou que a programação de carnaval da cidade está confirmada.
“A Justiça Federal reconheceu todas as argumentações da prefeitura em defesa da Praça Tiradentes como o coração do carnaval de Ouro Preto. […] A prefeitura tomou todas as precauções, temos todas as licenças, todos os atestados, todas as provas de que o carnaval vai transcorrer em plena tranquilidade e com toda a segurança em Ouro Preto”, afirmou o prefeito Angelo Oswaldo, em vídeo publicado nas redes sociais.
Entenda
No início deste mês, a juíza federal Ana Carolina Campos Aguiar tinha negado o pedido da Prefeitura de Ouro Preto e mantido a liminar que proíbe a realização de eventos de médio e grande porte na Praça Tiradentes.
Ela atendeu a um pedido do MPF, que, em setembro do ano passado, tinha obtido uma decisão judicial favorável ao recomendar o cancelamento do show do cantor Dilsinho no local.
Segundo a juíza, a prefeitura ainda não tinha apresentado “qualquer planejamento para gerenciamento dos riscos de dano ao patrimônio histórico”.
No entanto, após a decisão, uma audiência de conciliação foi realizada entre as partes, no dia 5 de fevereiro, e o município apresentou novos documentos para a realização do Carnaval 2024 na praça.
MP recomenda suspensão de show de Dilsinho em Ouro Preto por risco de incêndio
Justiça Federal determina suspensão de gravação de DVD do cantor Dilsinho em Ouro Preto
Justiça mantém proibição de eventos na Praça Tiradentes, em Ouro Preto; prefeitura tinha anunciado carnaval no local
Vídeos mais vistos no g1 Minas: