Mais de 2 mil famílias devem ser retiradas das margens da BR-381 para duplicação; União promete início da obra ainda em 2024


Ministro dos Transportes anunciou na manhã desta quinta-feira (8) que governo federal assumirá trecho entre Belo Horizonte e Caeté. Edital deve ser publicado até 30 de abril. Acidente na BR-381, em Sabará, em ponto do trecho que deve ser duplicado (foto ilustrativa)
Reprodução/TV Globo
O governo federal prometeu iniciar o processo de duplicação da BR-381, na saída de Belo Horizonte, ainda este ano. O anúncio foi feito pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, em evento na capital com a presença do presidente Lula (PT), do governador Romeu Zema (Novo) e do prefeito Fuad Noman (PSD), nesta quinta-feira (8).
Mais de duas mil famílias que vivem às margens da rodovia, no trecho entre Belo Horizonte e Caeté, ma região metropolitana, deverão ser retiradas do local para a realização das obras.
“O Dnit e o Ministério dos Transportes não tem assistência social, não tem secretaria de ação social. A Prefeitura e o Estado podem ajudar muito na relocação de maneira decente, humana e responsável dessas 2 mil famílias para que a gente possa duplicar aquele trecho urbano, o que será um grande avanço”, ponderou o ministro.
O trecho ainda compreende Sabará, também na região metropolitana, ponto frequente de acidentes.
Editais
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O trecho entre Belo Horizonte e Caeté será dividido em dois lotes.
Os editais serão publicados até 30 de abril.
Embora o investimento total ainda esteja em estudo, a estimativa é que seja na casa do R$ 1 bilhão.
Renan Filho também descarta a existência de posto de pedágio nesse trecho.
Novo leilão
Após três leilões recentes de concessão do trecho entre Belo Horizonte e Governador Valadares que não tiveram propostas, o ministro também anunciou que fará ajustes nos moldes do projeto para uma nova tentativa.
“A iniciativa privada fez algumas ponderações. O risco não pode ser todo transferido para o privado naquela rodovia. Porque o sujeito vai lá e faz a obra. Aí depois vem uma chuva muito forte e a rodovia cede. Como que a iniciativa privada vai assumir sozinha a obrigação de fazer aquele trecho novamente? O recurso privado tem que ter uma lógica de retorno, porque senão ninguém investe. Estamos melhorando o projeto”, explicou o ministro.
Renan Filho ainda garantiu que em caso de novo fracasso do leilão, o governo federal assumirá a responsabilidade e o exército brasileiro fará “todos os esforços para a duplicação da rodovia”. O ministro reforçou o que Lula já havia defendido mais cedo, em entrevista à Rádio Itatiaia.
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Expectativa de duplicação
O plano de duplicação da BR-381, entre Belo Horizonte e Governador Valadares, já passou por diversas gestões federais sem ser concretizado.
Em 2013, um edital de licitação para a realização das obras foi publicado pelo Dnit, dividindo o trecho em 11 lotes. Quatro deles ficaram sob responsabilidade do Dnit, e três foram concluídos.
Em 2021, um novo edital foi publicado, para a concessão da BR-381 entre Minas Gerais e Espírito Santo, mas o leilão foi adiado diversas vezes.
Anel Rodoviário
Além da duplicação da BR-381, o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) também prevê a construção de dois viadutos no Anel Rodoviário de Belo Horizonte.
O intuito é reduzir o estreitamento de pistas na saída da cidade. Os pontos onde as estruturas estarão localizadas ainda não foram divulgados. Essa obra, segundo Renan Filho, foi um pedido do próprio prefeito Fuad Noman.
No anúncio desta quinta-feira (8), o governo federal anunciou investimentos totais de R$ 121 bilhões em Minas Gerais no âmbito do Novo PAC. Valores adicionais ainda serão destinados ao PAC Seleção — em que o governo selecionará intervenções a partir de propostas de estados e municipios.
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