
Para estimular a consciência sobre o assunto e incentivar o cuidado com o meio ambiente, máquinas de coletas são uma opção rápida e prática Redução dos gases do efeito estufa (GEE), redução da poluição e preservação dos recursos naturais: esses são alguns benefícios da reciclagem de resíduos sólidos. Para estimular a consciência sobre o assunto e incentivar o cuidado com o meio ambiente, máquinas de coletas são uma opção rápida e prática no Carnaval Amazônico.
Por meio delas é possível fazer o descarte correto de resíduos como embalagens de alumínio, aço, plástico, longa vida, vidro, dentre outros. A ação faz parte da programação socioambiental realizada pela Fundação Rede Amazônica (FRAM), que realiza o projeto, e conta com a correalização do Grupo Rede Amazônica, com o apoio do Governo do Estado do Amazonas, através da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas.
Compensação ambiental: máquinas de coleta de resíduos tornam o Carnaval Amazônico mais sustentável
FRAM/Divulgação
“É interessante porque as máquinas trazem essa conscientização ambiental para dentro do projeto e para os brincantes do Carnaval. Todas as máquinas são monitoradas e após o preenchimento da capacidade máxima elas são destinadas a associações de catadores e empresas que usam esse material para fazer algum tipo de reciclagem”, destacou Marcya Lira, Diretora Administrativa da Fundação Rede Amazônica.
A destinação correta ocorre por meio de algumas etapas e o processo é conhecido como logística reversa. A primeira, é o descarte. Após o descarte nos postos de coleta, ocorre o transporte até um galpão apto para receber o material. Na terceira etapa, realiza-se a triagem e classificação dos resíduos, separando diferentes tipos de materiais (plástico, vidro, etc) e preparando para a destinação ambientalmente adequada. Por fim, ocorre a destinação, que consiste no envio das embalagens separadas e classificadas aos fabricantes de embalagens, recicladoras e cooperativas.
“Todo projeto que a Fundação Rede Amazônica desenvolve tem contrapartidas socioambientais, como, por exemplo, as máquinas de coleta seletiva que já estão desde o esquenta a disposição da população. No local, você vai poder depositar sua latinha ou garrafa plástica e por meio do QR você vai poder pontuar e doar esses pontos para a Casa Mamãe Margarida.”, destacou Matheus Aquino, Especialista de Projeto da Fundação Rede Amazônica.
Para estimular a consciência sobre o assunto e incentivar o cuidado com o meio ambiente, máquinas de coletas são uma opção rápida e prática
FRAM/Divulgação
Vale ressaltar que essa ação faz parte do projeto Carnaval Amazônico, mas também de todos os projetos encabeçados pela FRAM ao longo do ano, cuja meta é que todos os seus eventos sejam social e economicamente sustentáveis.
Sobre o Carnaval Amazônico:
O Carnaval Amazônico é um projeto realizado pela Fundação Rede Amazônica, correalizado pelo Grupo Rede Amazônica, com o apoio do Governo do Estado do Amazonas, através da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas. Ele visa resgatar a importância histórica das tradicionais bandas e blocos de Carnaval de Manaus.
Flashs ao vivo, clipes das bandas, campanhas educativas (conscientização contra direção perigosa, combate à exploração sexual de mulheres e crianças e infecções sexualmente transmissíveis) e campanhas ambientais (plantio de mudas de árvores em área pré-selecionada, programa de coleta de resíduo e compensação da emissão de carbono) também fazem parte do projeto.
O Carnaval Amazônico busca unir tradição, cultura e entretenimento, levando um pedaço da Amazônia para o público de toda a Região Norte.