PF encontra tabletes de cocaína escondidos em banheiros de navio no Porto de Santos


Ação contou com apoio de cães farejadores e mergulhadores, durante cumprimento do decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO). Polícia Federal apreende tabletes de cocaína no interior de navio no Porto de Santos
Divulgação/Polícia Federal
A Polícia Federal apreendeu cerca de 31 kg de cocaína no interior de um navio atracado no Porto de Santos, no litoral de São Paulo, durante o cumprimento do decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO). A droga foi encontrada nos banheiros da embarcação, que tinha como destino a Nigéria, na África.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
De acordo com a PF, a operação contou com apoio da Marinha do Brasil (MB) e da Guarda Portuária (Gport). O início da ação ocorreu na noite de terça-feira (6), com a identificação de uma embarcação que se aproximou de um navio mercante em conduta considerada suspeita.
A PF e a Marinha foram acionadas e realizaram diversas inspeções nos compartimentos do navio mercante Bahamas, durante abordagem na manhã de quarta-feira (7). Os entorpecentes foram encontrados, divididos em tabletes, nos compartimentos dos banheiros.
Polícia Federal apreende drogas em navio atracado no Porto de Santos
Ainda segundo a Marinha, a operação contou com apoio de cães farejadores, uma lancha com uma dupla de mergulhadores, destacamento de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica para verificação dos tanques de lastro, entre outras ações.
A droga foi apreendida e encaminhada à Delegacia da Polícia Federal. Ainda foi solicitada perícia no navio, a fim de coletar informações para apoiar nas investigações do caso. Um inquérito policial foi instaurado.
Decreto GLO
Forças armadas atuam na prevenção de atividades ilícitas nas regiões portuárias definidas pelo Decreto da GLO
Divulgação/Marinha do Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou, em novembro de 2023, um decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) em portos e aeroportos do Rio de Janeiro e São Paulo, com duração até maio de 2024.
A partir da assinatura, militares das Forças Armadas atuarão nesses locais para combater o tráfico de drogas, armas e outros ilícitos, desarticulando as ações de organizações criminosas.
A medida abrange os portos de Itaguaí (RJ), Rio de Janeiro e Santos (SP), bem como os aeroportos de Guarulhos (SP) e Galeão (RJ).
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos
Adicionar aos favoritos o Link permanente.