Um dos maiores símbolos do carnaval pernambucano já está pronto para a folia


O galo gigante, uma escultura de proporções exageradas, foi criado 29 anos atrás para homenagear o bloco Galo da Madrugada, considerado um dos maiores do mundo. Um dos maiores símbolos do carnaval pernambucano já está pronto para a folia
Jornal Nacional/ Reprodução
Um dos maiores símbolos do carnaval pernambucano já está pronto para a folia.
Vinte e oito metros de altura; oito toneladas. O galo gigante está apressado para o carnaval. Chegou ao Centro do Recife dois dias mais cedo do que de costume. Deitado na ponte Duarte Coelho, o grandalhão atrai todos os olhares, todos os cliques.
A escultura de proporções exageradas foi criada 29 anos atrás para homenagear o bloco Galo da Madrugada, considerado um dos maiores do mundo. Em 2024, a inspiração veio de longe para transformar o galo gigante em um mensageiro da paz.
O artista plástico criador da escultura se inspirou na sabedoria ancestral do povo pankararu, no sertão de Pernambuco, para dar mais diversidade ao galo. Aproveitou também a técnica tradicional das tecelãs de Tacaratu, também no sertão, que criaram uma peça com nós e franjas para enfeitar as pernas do galo.
“É um galo coletivo. É um galo que aproxima potências, que comunica além das fronteiras”, afirma o artista plástico Leopoldo Nóbrega.
Um dos maiores símbolos do carnaval pernambucano já está pronto para a folia
Jornal Nacional/ Reprodução
A escultura foi feita por muitas mãos. As mil penas foram feitas de lonas reaproveitadas e costuradas por pedaços de arame, uma por uma.
“Se a gente não tiver amor pelo que está fazendo, perde a cabeça, minha filha”, diz a artesã Goretti Freitas.
Símbolo da paz nas asas, crista grisalha em reverência aos idosos, sustentabilidade e inclusão. O galo é muito mais do que uma alegoria gigante do carnaval.
No início da noite desta quarta-feira (7), a escultura foi levantada. De pé, sobre a ponte, o galo gigante está pronto para reinar mais uma vez.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.