Quadrilha de estelionatários é presa após idosa perder R$ 100 mil no golpe do bilhete premiado


Cinco suspeitos foram presos em Sumaré (SP), e Polícia Civil acredita que grupo fazia vítimas não apenas na região. Quadrilha é presa em flagrante suspeita de praticar golpes contra idosos em Sumaré
Cinco pessoas suspeitas de integrar uma quadrilha de estelionatários foram presas em Sumaré (SP) entre terça e quarta-feira (7). Policiais civis da 1º Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Campinas (SP) chegaram ao grupo após registro de boletim de ocorrência de uma vítima, idosa, que perdeu R$ 100 mil no golpe do bilhete premiado.
Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
Segundo a investigação, o grupo tinha como alvo justamente idosos, e não agiria apenas na região de Campinas. A análise de movimentação bancária dos envolvidos pode levar a identificação de outras vítimas.
“Ao analisar os extratos dos investigados, será possível, com base nos aportes, identificar eventuais outras vítimas do grupo, que a gente acredita que seja em número significativo”, destaca o delegado Luiz Fernando Dias de Oliveira.
A mulher apontada como líder da quadrilha, e que aparece em imagens de câmera de segurança de uma agência bancária com uma vítima, chegava a usar a conta bancária em nome da irmã, que é deficiente mental, para movimentar o dinheiro dos golpes.
Mulheres suspeitas de integrar quadrilha de estelionatários presas pela DIG de Campinas (SP)
Reprodução/EPTV
A idosa que denunciou o golpe à Polícia Civil conta que foi envolvida pela quadrilha, e levada a perder o dinheiro que economizou por duas décadas e que, segundo ela, seria usado para uma cirurgia no joelho.
“Ela pegou e falou assim: ‘Vamos com nós até a lotérica?’ Eu, inocentemente, vim com ela para poder ajudar. Ela vai, entra na lotérica, e em seguida sai com o bilhete, dizendo que estava premiado. Era 9 milhões e setecentos e poucos reais. Eles envolvem tanto a gente que não dá tempo de você raciocinar”, diz.
Após o registro desse caso, a Polícia Civil conseguiu identificar dois laranjas do grupo que emprestavam as contas para a movimentação dos valores – eles teriam confessado a participação. E a partir daí os policiais conseguiram chegar aos líderes do esquema.
Sem conseguir recuperar o dinheiro perdido, a vítima conta que está abalada emocionalmente, e tenta se reerguer do golpe.
“Só Deus mesmo para poder me levantar de agora em diante”, disse.
VÍDEOS: saiba tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.