
Categoria reivindica reestruturação de carreira e contratação de servidores. Em Viracopos, são 15 auditores entre médicos veterinários, engenheiros agrônomos e técnicos. Terminal de cargas do Aeroporto de Viracopos, em Campinas
Aeroportos Brasil Viracopos
Os auditores fiscais agropecuários que atuam no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), estão em mobilização pela reestruturação de carreira e contratação de servidores. De acordo com o terminal, a operação afeta o desembaraço das cargas: o processo, que deveria durar um dia, leva até três. Entenda os detalhes abaixo:
O g1 pediu uma posição ao Ministério da Agricultura e Pecuária sobre o assunto.
Qual o motivo da mobilização?
A “Operação Reestruturação” segue até que o governo apresente uma proposta. A princípio, uma reunião está prevista para o dia 15 de fevereiro. “Nós estamos mobilizados e negociando a realização de concursos para repor a nossa força de trabalho, que foi diminuída aí nos últimos anos pela reforma administrativa, por muitas aposentadorias e pela não realização de concursos públicos”, explica o presidente Janus Pablo.
“Estamos trabalhando no limite, nos desdobrando para atender todos as áreas de atuação, que vão desde fiscalizações e auditorias, análises laboratoriais na identificação de doenças infecciosas como a gripe aviária, abertura de mercados no exterior por meio das adidâncias agrícolas”, conclui o presidente.
Quantos auditores agropecuários atuam em Viracopos?
Ao todo, são 15 auditores agropecuários nas especialidades de médico veterinário e engenheiro agrônomo, além de agentes técnicos que trabalham em plantão 24 horas por dia. Para a categoria, esse número é a metade do efetivo necessário para uma unidade desse porte, “ou seja, há um déficit na quantidade de servidores”, pontua.
A entidade destaca que o Aeroporto de Viracopos é o único do Estado de São Paulo habilitado pelo Ministério da Agricultura para receber carga viva, como bovinos, equinos e suínos, além de produtos de origem animal comestíveis. “É o principal hub aéreo cargueiro da América Latina. Movimentou em 2023 duas mil toneladas de carga”.
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias da região na página do g1 Campinas