Árvores ganham ‘roupa de carnaval’ para entrar no ritmo da folia no DF


Colchas feitas em crochê vestiram sete árvores ao longo da via W3 Sul. Responsável pelo trabalho diz que objetivo é revitalizar a região por meio de intervenções urbanas. Árvora decorada com crochê na via W3 Sul
Crédito: Caio Alves, g1 DF
As árvores 🌳 da via W3 Sul, no Plano Piloto, em Brasília, estão preparadas para curtir o carnaval com os foliões 🎊 . Nesta quarta-feira (7), elas foram “vestidas” com colchas feitas em crochê 🧶, por voluntárias de quatro projetos sociais do Distrito Federal .
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp.
Ao todo, sete árvores receberam a “roupa nova”. Uma das responsáveis pelo trabalho, a artesã Eliane Barroso diz que o objetivo da intervenção urbana, além de colorir a cidade, quer revitalizar a região por meio dos desenhos coloridos do crochê.
“A gente aproveitou esse momento para trazer esse colorido do crochê para o carnaval”, diz Eliane.
LEIA TAMBÉM:
CROCHÊ DO DF: Arte encapa prédios e lojas na Europa e Estados Unidos; veja vídeo
CARNAVAL 2024: Veja programação completa de bloquinhos que vão desfilar nas ruas do DF
‘Terapia’ com crochê
Mulheres que enfeitaram as árvores da W3 Sul com crochê
Reprodução: Arquivo pessoal
Eliane Barroso conta que o crochê não fica pronto de uma hora para outra. Para confeccionar as sete colchas foi preciso a união de várias mulheres.
“Nós contamos com a participação de quatro projetos sociais. Precisa de uma força tarefa, várias mulheres se envolvem com a produção pra acontecer”, conta a artesã.
Os projetos sociais usam o crochê como ferramenta para auxiliar mulheres em vulnerabilidade social e emocional (veja contatos mais abaixo). Para Maria Fernandes, de 66 anos, que ajudou a vestir as árvores, o artesanato trouxe inúmeros benefícios para a saúde.
“O crochê funciona como uma terapia relaxante, que me faz desprender de todas as preocupações da vida”, diz a aposentada.
Eliane Barroso, que também é “crocheteira” diz que o grupo funciona como uma “terapia comunitária” que aproveita o crochê como forma de ajudar mulheres que sentem a solidão, porque perderam algum familiar ou porque não estão bem emocionalmente”.
Grupos que ‘vestiram’ as árvores da W3 Sul
@projetotecerfios 🧶
@artdvobsb 🧶
@casadevo.lidia 🧶
@pedacinhosdeafetobsb🧶
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.