Quem é o criminoso preso em Valinhos por mega-assalto a bancos em 2021 e ataques em 2006


Na chácara do suspeito os policiais encontraram equipamentos táticos, como mira a laser, e roupas camufladas. Quem é o criminoso preso em Valinhos por ataques contra polícias em 2006
Preso nesta quarta-feira (7) em uma operação conjunta do 1º Batalhão de Ações Especiais da Polícia (Baep) e do Grupo de Atuação Especial e Combate ao Crime Organizado do Ministério Público (Gaeco), Jackson Oliveira dos Santos, de 44 anos, é considerado um criminoso de alta periculosidade suspeito de diversos crimes.
O g1 apurou que o criminoso, procurado pela Justiça desde 2006, é suspeito de liderar, financiar e participar do mega-assalto a agências bancárias em Araçatuba (SP) em 2021, e também há informações de que ele poderia ter participado dos ataques contra forças de segurança no estado de São Paulo em 2006.
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
Jackson foi capturado em uma chácara no bairro Vale Verde, a 15 quilômetros do centro de Valinhos. Segundo o Gaeco, ele usava documentos falsos e levava uma “vida normal” se passando como Jackson de Souza.
De acordo com promotores de Justiça, contra Jackson havia um mandado de prisão por condenação e um mandado de prisão preventiva por homicídio. O g1 tenta contato com a defesa de Jackson, mas, até a publicação desta reportagem, não conseguiu.
Jackson Oliveira dos Santos, de 44 anos, preso em Valinhos
Márcio Silveira/EPTV
A operação
O setor de inteligência do Baep conseguiu indícios de que o criminoso morava nessa chácara e, então, o Gaeco pediu à Justiça um mandado de busca e apreensão, que foi concedido. Durante o cumprimento nesta quarta, policiais militares cercaram a chácara do criminoso e o prenderam ainda na cama.
“Tendo em vista o perfil combativo do alvo, de alta periculosidade, um alvo que em tese, segundo as investigações, já cometeu homicídio, já atacou forças policiais, nós tínhamos que fazer uma entrada completamente dinâmica, uma forma muito rápida, então entramos e o rendemos ainda na cama. Não teve tempo de reação”, detalha Ribeiro.
Segundo o Gaeco, Jackson já foi condenado por associação ao tráfico e agora, preso, deve responder na Justiça por vários crimes, dentre eles:
Roubos a banco
Tráfico de drogas
Homicídios
Suspeito de envolvimento em ataques contra policiais e tentativas de roubo a bancos é preso em Valinhos
Polícia Militar/Divulgação
RELEMBRE: São Paulo teve ‘lockdown’ durante ataques de facção e revide de policiais em 2006
Na casa em que ele foi encontrado, no bairro Vale Verde, os policiais localizaram uma pistola calibre 9 milímetros e munições, além de roupas e equipamentos táticos, como mira a laser. A suspeita é que esses equipamentos eram utilizados em assaltos a agências bancárias. O material foi apreendido pelo Gaeco.
O preso foi encaminhado para a Delegacia de Valinhos, onde a ocorrência foi registrada. Ele deve passa por audiência de custódia nesta quinta-feira (8).
Foragido desde 2005 por ataques a policiais e roubo a banco é preso em Valinhos
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias sobre a região na página do g1 Campinas.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.