Carnaval 2024: estilista paraense dá dicas de confecção de fantasias com baixo custo


Dicas aliam diversidade de opções à criatividade para quem deseja apostar nas customizações simples em peças do guarda-roupa ou até a utilização de itens recicláveis. Dicas de fantasias com materiais que se encontram no comércio de Belém.
Divulgação
A chegada do carnaval é acompanha pela corrida para confeccionar os trajes perfeitos para cair na folia. Há vários materiais que podem ser usados com criatividade para produzir um look diferenciado e, ainda, de maneira econômica e sustentável. Muitos deles, inclusive, podem ser encontrados em lojas do centro comercial de Belém.
A estilista e figurinista paraense Alcimara Braga reuniu dicas para quem deseja apostar nas customizações simples em peças do guarda-roupa até a utilização de itens recicláveis, em busca de diversidade de opções aliada à criatividade.
“Você pode customizar jeans, ou camiseta, com aviamentos, como fitas coloridas, pedrarias, paetês, correntinhas e até mesmo retalhos de tecidos coloridos como cetins, filós, dentre outros. É possível criar looks em casa mesmo, costurando a mão, em máquina ou usando colas específicas para tecidos, lantejoulas, silicone ou cola quente”.
Uma outra dica da estilista é apostar nos acessórios, adereços como tiaras e EVAS brilhosos. Em Belém, materiais como esses podem ser encontrados em lojas no centro comercial da cidade – que deve funcionar normalmente, das 8h às 18h.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
Tendências
“Fantasias criativas e originais são a aposta nesse Carnaval”, afirma Braga.
Ela recomenda uso de franjas, laços, peças metalizadas, tecidos como lamê e tramas brilhosas, que estão em alta.
Chapéus, máscaras, tiaras, óculos e outros acessórios também são muito procurados. “Já os bloquinhos também podem apostar em inspirações folclóricas, lendas amazônicas e seres da natureza”.
✅ Clique aqui e receba as notícias do g1 Pará direto no WhatsApp
Economia e preservação
A estilista diz que vale a pena investir em fantasias sustentáveis, usando técnicas como upcycling e customização. “´É possível reutilizar roupas antigas para criar fantasias exclusivas e temáticas”.
Ela recomenda reaproveitar materiais, como papelão, garrafas plásticas e jornais, para criar acessórios, como brincos, colares e tiaras”.
“É importante o uso de tecidos com fibras naturais. Algodão orgânico, bambu, juta e linho são sustentáveis. Dá para criar acessórios com elementos encontrados na natureza como sementes, conchinhas, cipós, dentre outros”.
“No carnaval, é possível sim falar sobre sustentabilidade, criando fantasias com materiais biodegradáveis, como folhas secas e flores, que podem ser compostados após o uso. Seja autêntico, criativo e sustentável”.
VÍDEOS: assista às notícias do Pará
Leia as últimas notícias do estado no g1 Pará
Adicionar aos favoritos o Link permanente.