Itatiaia decreta estado de emergência por causa da dengue


Cidade contabilizou 810 casos suspeitos da doença, sendo que 413 foram confirmados até o dia 29 de janeiro. Uma idosa, de 98 anos, morreu no dia 31. Mosquitos Aedes aegypti
REUTERS/Paulo Whitaker
A prefeitura de Itatiaia (RJ) decretou, nesta semana, estado de emergência na saúde por causa do aumento nos casos de dengue na cidade (entenda o que muda abaixo).
O decreto foi publicado na segunda-feira (5) no Boletim Oficial do Município, mas foi divulgado pela assessoria de comunicação na terça-feira (6).
3 em cada 4 focos do mosquito estão dentro da casa dos brasileiros
Veja quais os sintomas da doença, cuidados e como evitar
Mosquito da dengue prefere os ambientes mais escuros das casas
No dia 31, a cidade registrou a primeira morte causada pela dengue neste ano. A vítima é uma idosa, de 98 anos, que já possuía algumas comorbidades. Ela foi diagnosticada com a doença no dia 5 de janeiro e faleceu quatro dias depois.
Só em janeiro deste ano, foram contabilizados 810 casos suspeitos da doença, sendo que 413 foram confirmados até o dia 29.
De acordo com a prefeitura, o decreto “busca priorizar as ações de emergência do Poder Público para a adoção de medidas preventivas no combate à proliferação do mosquito transmissor, autorizando o Governo Municipal a adotar medidas administrativas para a contenção da epidemia, como aquisição de insumos e materiais”.
“O objetivo do decreto é reforçar as ações de prevenção e o controle da transmissão, orientar a prática assistencial para os Sistemas de Saúde e integrar os recursos municipais no enfrentamento do aumento expressivo dos casos de dengue”, explicou a prefeitura.
O poder público informou ainda que segue intensificando o combate ao Aedes Aegipyt em toda a cidade e pediu para que os moradores colaboram para eliminação dos focos do mosquito.
Como saber se você está com dengue e se é grave
Siga o g1 no Instagram | Receba as notícias no WhatsApp
VÍDEOS: as notícias que foram ao ar na TV Rio Sul
Adicionar aos favoritos o Link permanente.