Grupo protesta na Câmara de Itu por devolução do valor da taxa do lixo cobrada em 2023


Ato ocorreu no plenário do Legislativo, mas os moradores alegam que foram expulsos do local e a manifestação foi concluída em frente à Câmara. Protesto pela devolução da taxa do lixo em Itu (SP)
João Vitor Galvão
Um grupo de cerca de 45 pessoas protestou na Câmara de Itu (SP) nesta terça-feira (6) pela devolução da taxa do lixo, que era cobrada na cidade até novembro de 2023. O ato ocorreu no plenário do Legislativo, mas os moradores alegam que foram expulsos do local e a manifestação foi concluída em frente à Câmara.
Os manifestantes estavam munidos com cartazes com críticas à cobrança, ao governo municipal e aos vereadores. O ato durou cerca de uma hora e meia. Dois parlamentares – José Galvão e Maria do Carmo – se disponibilizaram para falar com os munícipes sobre a questão.
“Já conseguimos derrubar a taxa de lixo com o apoio de alguns vereadores de oposição e outros que aderiram ao nosso pedido depois de pressões como essa que fizemos hoje. Quero acreditar que o prefeito Guilherme Gazzola possa voltar atrás de sua decisão inteiramente, devolvendo os mais de R$ 55 milhões que arrecadou com a taxa do lixo”, afirma João Vitor Galvão, que mora na Vila Leis e participou do ato na Câmara.
O g1 entrou em contato com a Prefeitura de Itu (SP), mas não teve retorno até a última atualização desta reportagem.
Protesto pela devolução da taxa do lixo em Itu (SP)
João Vitor Galvão
Entenda a polêmica na cidade
Segundo a Prefeitura de Itu, a taxa de lixo foi instituída em todos os municípios por exigência do Governo Federal, conforme o Marco Legal do Saneamento Básico, atualizado pela Lei Federal número 14.026/2020.
Na cidade, o valor da taxa de lixo era calculado com base no consumo de água do imóvel. Ou seja, quanto maior o consumo de água, maior o valor cobrado. Quanto menor o consumo, menor a taxa de lixo. A cobrança é feita na conta de água todos os meses.
E foi justamente essa cobrança que gerou reclamação e protestos na cidade. Quando passou a ser cobrada, grupos de moradores se reuniram na Câmara para pedir a suspensão do tributo.
Protesto pela devolução da taxa do lixo em Itu (SP)
João Vitor Galvão
Em 12 de outubro, o Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) questionou a forma com que a taxa do lixo foi implantada em Itu.
No texto, o procurador afirma que “não há a necessidade de haver uma precisão milimétrica; deve existir correspondência o valor cobrado e o gasto que o poder público teve para prestar aquele serviço público”.
O TJ julgou trechos da lei que tratava da forma de cobrança inconstitucional. A partir daí, a prefeitura suspendeu a cobrança.
Protesto pela devolução da taxa do lixo em Itu (SP)
João Vitor Galvão
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
Adicionar aos favoritos o Link permanente.