Quem foi Sebastián Piñera, ex-presidente do Chile que morreu em acidente de helicóptero, segundo imprensa chilena


Piñera esteve envolvido em queda de helicóptero nesta terça-feira (6). O ex-presidente comandou o país em dois mandatos: entre 2010 e 2014 e entre 2018 e 2022. O presidente do Chile, Sebastián Piñera
Getty Images via BBC
O ex-presidente do Chile Sebastián Piñera, de 74 anos, morreu em um acidente de helicóptero nesta terça-feira (6), de acordo com o jornal chileno “La Tercera”.
Piñera foi presidente da República do Chile duas vezes: entre 2010 e 2014, e entre 2018 e 2022. Ele é o único político a ter comandado o país sul-americano em duas ocasiões distintas. Piñera foi sucedido por Gabriel Boric, atual presidente do país.
Quem foi Sebastián Piñera
Nascido em Santiago em 1949 em uma família de classe média, Sebastián foi o terceiro dos cinco filhos de Magdalena Echenique e José Piñera, um engenheiro e diplomata que participou da fundação da Democracia Cristã.
Piñera se formou em Engenharia Comercial na Universidade Católica do Chile e cursou mestrado e doutorado em Economia na Universidade Harvard, nos Estados Unidos, onde também foi professor assistente. Também deu aula em universidades chilenas.
Foi consultor do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), do Banco Mundial e trabalhou na Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (Cepal).
Carreira política
Piñera ingressou na carreira política em 1990, quando foi eleito senador e, depois de eleito com uma candidatura independente, ingressou no partido Renovação Nacional.
Em 1993, o partido considerou lançar Piñera como candidato presidencial, o que não ocorreu devido ao escândalo conhecido como “Piñeragate”. Nele, Piñera foi pego em escutas telefônicas pedindo para que fosse privilegiado em um debate.
Sebastián Piñera foi candidato presidencial em 2005 após presidir o partido Renovação Nacional entre 2001 e 2004, mas perdeu no segundo turno para Michelle Bachelet com 46,5% dos votos.
Em 2009 foi novamente candidato presidencial, sendo eleito no ano seguinte com 51,61% dos votos contra o ex-presidente Eduardo Frei.
Carreira de empresário
Na década de 1970, Piñera fundou sua primeira empresa, a construtora Toltén, vendida mais tarde por US$ 2 milhões, segundo o jornal “El Mercúrio”. Em 1978 o empresário conseguiu a representação no Chile para os cartões de crédito Visa e Mastercard e, então, criou o Bancard.
Foi gerente-geral dos bancos Talca e Citicorp-Chile, presidente da Apple no Chile e acionista de algumas empresas, entre elas a Lan Chile (agora Latam, após a fusão com a brasileira TAM). Em 2004, comprou a TV Chilevisión e foi o maior acionista da empresa controladora do time de futebol Colo-Colo.
Esta reportagem está em atualização.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.