Dengue: em meio a explosão de casos e filas, hospital de campanha da Aeronáutica, em Brasília, fica fechado por 5 horas


Segundo força aérea, pausa ocorreu para troca do gerador de energia. Atendimentos foram retomados. Hospital de campanha contra dengue no DF suspende atendimento por 5 horas
Em meio a explosão de casos de dengue, o atendimento a pacientes com suspeita da doença no hospital de campanha da Aeronáutica, em Brasília, ficou suspenso por cinco horas, na madrugada desta terça-feira (6). Segundo a força aérea, a pausa ocorreu para a troca do gerador de energia da unidade.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp.
Enquanto o hospital estava fechado, pacientes formaram filas do lado de fora. Teve gente que sentou no chão para aguardar a vez (veja vídeo acima).
Segundo a Aeronáutica, por volta das 8h, depois da troca do sistema de energia, os atendimento foram normalizados.
“Às 3h nós paramos e, de fato, só voltamos às 8h pra voltar o atendimento full. Vamos continuar mantendo a palavra de que vamos atender 24h, tá? Com ajustes que fizerem necessários, uma vez que a gente inclusive antecipou a previsão de atendimento e tivemos atendimento além do que esperava, que era de 600 atendimentos/dia”, disse o subdiretor de Saúde Operacional da Aeronáutica, brigadeiro médico Maurício Braga.
1,3 mil atendimentos nas primeiras 24h
Fachada do hospital de campanha da Aeronáutica, em Brasília, para atender pacientes com dengue
Reprodução/TV Globo
Em 24 horas, desde a abertura do hospital, na segunda-feira (5) foram realizados 1,3 mil procedimentos no hospital. Ao todo, 29 militares da área da saúde trabalham no local que tem 60 leitos.
O hospital de campanha tem espaço para triagem dos pacientes, laboratório e alas para hidratação — uma para adultos e outra para crianças. Os casos mais graves, que exigem internação, são encaminhados para Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).
Casos de dengue no DF
Fila em frente ao hospital de campanha da Aeronáutica, em Brasília, para atender pacientes com dengue
Reprodução/ TV Globo
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal divulgou, nesta segunda-feira (5), um novo boletim epidemiológico da dengue. Em 2024, foram confirmadas 11 mortes pela doença no DF.
A maioria das vítimas é do sexo masculino, com idade acima de 60 anos. Foram homens e três mulheres.
Confira as mortes por região no DF
Ceilândia: 3
Estrutural: 1
Guará: 2
Lago Sul: 1
Recanto das Emas: 1
Samambaia: 1
São Sebastião: 1
Sobradinho: 1
Regiões com mais casos
Ao todo, são 47.417 casos prováveis registrados pelo SES, um aumento de 1.120,6% se comparado ao mesmo período de 2023, quando foram 3.793 casos prováveis.
A faixa etária com maior incidência de casos prováveis de dengue, em residentes no DF, está na faixa etária de 20 a 29 anos.
Ceilândia e Sol Nascente são as duas regiões que registraram o maior número de infecções por dengue no Distrito Federal. Veja abaixo:
Ceilândia: 9.925
Sol Nascente/Pôr do Sol: 2.704
Taguatinga: 2.692
Samambaia: 2.461
Brazlândia: 2.351
Sintomas e sinais de alerta
Nem sempre a infecção apresenta sintomas. O indivíduo pode ter uma dengue assintomática ou ter um quadro leve. Mas é preciso ficar atento se a pessoa tiver febre alta (39ºC a 40ºC), de início repentino, acompanhada por pelo menos outros dois sintomas:
Dor de cabeça intensa
Dor atrás dos olhos
Dores musculares e articulares
Náusea e vômito
Manchas vermelhas no corpo
⚠️O Ministério da Saúde alerta que é importante procurar um serviço de saúde para diagnóstico e tratamento adequados ao apresentar possíveis sintomas de dengue. A forma grave é a que preocupa. Após o período febril, o indivíduo deve ficar atento aos sinais de alarme:
Dor abdominal intensa e contínua
Vômitos persistentes
Acúmulo de líquidos em cavidades corporais
Sangramento de mucosa
Hemorragias
Sintomas da dengue
arte/g1
LEIA TAMBÉM:
DENGUE: novo boletim epidemiológico confirma 11 mortes no DF; maioria é homem com mais de 60 anos
VEJA DICAS: Qual o melhor repelente contra dengue? Anvisa e dermatologista explicam
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.