Entenda os usos e riscos do PMMA, substância plástica usada em harmonização de influencer que perdeu lábio superior


Polímero é permanente e só pode ser retirado cirurgicamente em casos de complicações, segundo dermatologista ouvida pelo g1. Produto tem autorização da Anvisa. A influêncer Mariana Michelini Redigolo, de Matão, perdeu o lábio superior (à dir) para retirar a substância PMMA que causou inflamação no seu rosto (à esq.)
Arquivo pessoal
PMMA é a sigla para polimetilmetacrilato, uma substância plástica utilizada para preenchimentos em tratamentos estéticos faciais e corporais, sobretudo para aumento dos glúteos. Entretanto, sua composição pode causar reações inflamatórias que, por sua vez, podem levar a deformidades e necrose dos tecidos onde foi aplicado.
A dermatologista de São Carlos (SP) Flávia Cury Rezende explicou ao g1 que, como é um produto definitivo que não é absorvido, não é possível estimar se e quando irá causar uma reação. Contudo, se houver complicações, sua retirada só é feita por meio de cirurgia (leia mais abaixo).
📲 Participe do canal do g1 São Carlos e Araraquara no WhatsApp
A balconista e influencer Mariana Michelini Redigolo, de Matão, no interior de São Paulo, precisou retirar o lábio superior após sofrer uma inflamação, seis meses depois da aplicação do PMMA em uma harmonização facial. Ela sofreu com inchaços e fortes dores e, somente após três anos, começou o processo de reconstrução de seu rosto.
Um processo sobre o caso está em andamento. A defesa da dentista Damaris Grace de Jesus, profissional responsável pelo procedimento, informou que não pode se manifestar porque a ação está em segredo de Justiça.
Nesta reportagem você vai ver:
Como o PMMA é usado?
Quais são as possíveis reações do uso do PMMA?
Como é feita a remoção do PMMA?
Quais cuidados devem ser tomados antes do uso do PMMA?
LEIA TAMBÉM:
Influencer que perdeu lábio em harmonização com PMMA começa a reconstruir rosto: ‘fui enganada’
VÍDEO: influencer mostra complicações após harmonização facial com PMMA
1 – Como o PMMA é usado?
Harmonização facial com uso de PMMA pode causar inflamações
Reprodução/Pixnio
O PMMA é uma substância definitiva e tem forma de microesferas plásticas. Sua aplicação no rosto começou na década de 1980 para correção de lipoatrofia facial em pacientes que faziam uso de medicamentos contra a AIDS e registravam perda de gordura no rosto.
Mais tarde passou a ser usado em tratamentos faciais e corporais para fins estéticos.
“É basicamente um acrílico que é injetado como um preenchedor definitivo nos pacientes. É usado tanto na face como no corpo. Nos últimos dois anos vem sendo muito propagado o seu uso para aplicações na região glúteo, para aumento de volume”, explicou a dermatologista
Voltar ao início
2 – Quais são as possíveis reações do uso do PMMA?
Como é um plástico de uso definitivo, o uso pode levar a reações inflamatórias que causam:
dor crônica;
infecções;
formação de nódulos que podem levar a deformidades;
necrose do tecido.
Ele ainda pode causar problemas renais por deposição de cálcio no organismo, se utilizado em grandes quantidades. “Alguns pacientes têm cálculos renais evoluindo até para uma complicação renal aguda, precisando de diálise”, afirmou a médica.
A médica dematologista Flávia Cury Rezende
Arquivo pessoal
Não há como prever reações. “A gente não tem o controle disso. É um problema porque as reações podem ser imediatas ou em curto, médio e longo prazos. Já houve casos de pacientes começando a apresentar essas reações após 15 anos da aplicação. São reações inesperadas”, disse.
Por isso a médica ressalta a importância de o paciente se informar antes da realização de qualquer procedimento estético.
“O principal é o paciente saber que o que está sendo utilizado no organismo dele e quem está aplicando. É muito grave um profissional de saúde não orientar. Ele não pode jamais aplicar uma coisa sem que o paciente saiba o que é”.
Voltar ao início
3 – Como é feita a remoção do PMMA?
A aplicação é feita via cânula, como em vários procedimentos estéticos, e pode ser feita por algumas categorias de profissionais da área de saúde. Mas como é um produto permanente, só pode ser removido cirurgicamente por médicos.
“Por ser uma substância definitiva ela adere aos tecidos e como é distribuída naquele tecido você não consegue retirar por completo. Não é como um silicone que você vai lá e retira tudo. Ela está impregnada nos tecidos, então acaba tendo uma mutilação porque você acaba retirando o tecido subcutâneo e até músculos”, explicou.
A influencer Mariana Michelini, de Matão, após a cirurgia para retirada do PMMA
Arquivo pessoal
O produto tem autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), mas apenas algumas marcas são permitidas e, mesmo com os riscos, a aplicação é muito comum, principalmente para aumento dos glúteos.
“Quando você escolhe um profissional que estuda muito bem no produto que usa somente quantidades adequadas que tem esses cuidados as chances das complicações diminui e o resultado é muito satisfatório”, disse a dermatologista.
“O resultado de um tratamento de PMMA no glúteo, você não consegue com nenhum outro tratamento, nem implante de silicone, nem injeções de ácido hialurônico, nada entrega o resultado do PMMA. Muitos são movidos por isso e correm o risco de um ou outro apresentar reações porque a maioria não vai apresentar.”
A dermatologista orienta as pessoas interessadas em realizar o procedimento a se informarem tanto do produto que está sendo utilizado quanto do profissional que irá realizá-lo.
“Tem que tomar muito cuidado, porque hoje em dia todo mundo se achar apto a fazer. É muito complicado porque a gente tem visto um aumento enorme de complicações por conta desse aumento de pessoas fazendo sem o conhecimento para tal. Se sabe fazer, tem que saber as possíveis complicações e saber se tratá-los”.
Voltar ao início
4 – Quais cuidados devem ser tomados antes do uso do PMMA?
informe-se sobre o profissional e observe se ele dá todas as orientações sobre os riscos do procedimento;
pergunte qual é o produto utilizado e peça para ver o que está sendo aplicado;
busque saber dos riscos da aplicação do PMMA (ou qualquer outro produto a ser aplicado) e fique ciente das complicações que existem.
Voltar ao início
Vídeo mostra complicações e recuperação de influencer (IMAGENS FORTES):
Influencer de Matão mostra complicações e recuperação após harmonização facial com PMMA
Veja os vídeos da EPTV Central:
Veja mais notícias da região no g1 São Carlos e Araraquara
Adicionar aos favoritos o Link permanente.