Apuração do Carnaval de Santos 2024: g1 transmite ao vivo


Leitura das notas das escolas de samba será realizada no Teatro Municipal Brás Cubas, em Santos. São nove quesitos de avaliação. Apuração do Carnaval de Santos 2024 acontece nesta terça-feira (6), no Teatro Municipal Braz Cubas
Arquivo/Vanessa Rodrigues/A Tribuna Jornal
Santos vai conhecer nesta terça-feira (6) a escola de samba campeã do Carnaval 2024. A contagem das notas será do Grupo de Acesso e, depois, do Grupo Especial. Toda a apuração será transmitida ao vivo pelo g1 a partir das 12h.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
Como será a apuração?
A leitura das notas das escolas de samba será realizada no Teatro Municipal Brás Cubas, em Santos. Neste ano, foram feitas mudanças no regulamento, como o aumento da comissão julgadora, que passou de 27 para 36 membros — uma nova cabine foi instalada perto da área da dispersão para que as escolas mantenham o ritmo até o final.
Além disso, agora a menor pontuação será descartada, assim como ocorre nos desfiles de São Paulo e Rio de Janeiro. A ordem de leitura das notas para os dois grupos será definida por meio de sorteio, horas antes do começo da apuração, durante a reunião da Comissão do Carnaval com os presidentes das Escolas de Samba.
São nove quesitos de avaliação: Bateria, Harmonia, Evolução, Enredo, Samba de Enredo, Fantasias, Alegorias e Adereços, Mestre-Sala/Porta-Bandeira e Comissão de Frente.
O acesso ao evento será restrito a cinco representantes por escola de samba, devidamente credenciados.
Premiação, acesso e descenso
Após a apuração, as campeãs serão conhecidas. De acordo com o regulamento, a premiação para a escola campeã do Grupo Especial será de R$ 29.280, enquanto a vice-campeã ficará com R$ 15.520. A campeã do Grupo de Acesso recebe apenas o troféu.
Duas escolas do Grupo Especial cairão para o Grupo de Acesso, que terá apenas uma promovida ao Grupo Especial. Ou seja, em 2025 serão oito escolas no Grupo Especial e sete no Acesso.
Relembre os desfiles
Desfile da escola União Imperial no Carnaval de Santos (SP), 2024
Vanessa Rodrigues/Jornal A Tribuna
O primeiro dia de desfiles contou com a apresentação de quatro escolas do Grupo Especial: Unidos da Zona Noroeste, União Imperial, X-9 e Real Mocidade Santista. Além das duas do Grupo de Acesso, Padre Paulo e Vila Mathias.
No sábado, três escolas do Acesso abriram a Passarela Drausio da Cruz: Imperatriz Alvinegra, Império da Vila e Dragões do Castelo. Em seguida, vieram as escolas do Grupo Especial: Independência, Unidos dos Morros, Mocidade Amazonense, Sangue Jovem e Brasil.
X-9 na primeira noite de desfile das escolas de samba em Santos (SP)
Vanessa Rodrigues/Jornal A Tribuna
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos
G1 em 1 minuto – Santos: Inmet emite alerta para ventos de até 60 km/h e queda de granizo
Adicionar aos favoritos o Link permanente.