Com único tomógrafo quebrado, Hospital Regional de Piracicaba deixa de realizar 8 mil exames


Aparelho está inoperante desde 2022, mas segundo a unidade de saúde, sempre apresentou problemas. Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo afirma que pacientes são assistidos. Hospital Regional em Piracicaba
HRP/Divulgação
O único tomógrafo do Hospital Regional de Piracicaba (HRP-Unicamp) está quebrado desde 2022. Com o aparelho que auxilia no diagnóstico por imagem de doenças inoperante, mais de 8 mil exames deixaram de ser realizados. Isso comprometeu, segundo a diretoria da unidade, o cronograma de cirurgias. O equipamento apresenta problemas intermitentes. – 👇Leia mais na reportagem, abaixo.
📲 Receba no WhatsApp notícias da região de Piracicaba
Consultada pelo g1, a Secretaria de Estado de Saúde confirma que o tomógrafo passa por reparos e disse que os pacientes são atendidos com a realização de exames em outra unidade. – Veja detalhes ao final da reportagem.
O tomógrafo, conforme relata a instituição apresenta problemas técnicos recorrentes de a instalação do aparelho, em 2018. O Hospital Regional de Piracicaba é gerido pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e atende 26 cidades.
“A Diretoria do HRP-Unicamp esclarece ainda que o tomógrafo, cujo fabricante é a Fuji, apresentou problemas técnicos repetidos desde quando foi instalado em 2018, ocasião em que o hospital foi inaugurado”, comunicou em nota oficial enviada ao g1 nesta segunda-feira (5).
Ainda segundo o Hospital Regional, o tomógrafo parou de funcionar totalmente em 2022.
“Depois de mais de um ano sem o tomógrafo, o equipamento foi consertado no dia 19 de janeiro de 2024, e, após realizar apenas dois exames, voltou a quebrar”, detalhou a direção do hospital.
No documento, a Diretoria do HRP-Unicamp disse que “lamenta profundamente os transtornos causados aos pacientes e garante que está empenhada, junto à Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo, para solucionar o problema o mais breve possível”, ressalta em outro trecho da nota.
O g1 também entrou em contato com a empresa fabricante do tomógrafo nesta segunda-feira e aguarda retorno.
O que diz a Secretaria de Estado da Saúde
Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, informou ao g1 que, embora o tomógrafo tenha passado por revisão técnica no dia 19 de janeiro deste ano, ainda necessita de reparos. A pasta reitera que o
“A unidade lamenta profundamente os transtornos causados aos pacientes e garante que está tomando todas as medidas necessárias para solucionar o problema o mais brevemente possível. Os pacientes que estão internados no HRP e que necessitam realizar tomografia estão sendo assistidos normalmente, com a realização do exame em unidade parceira”, finaliza.
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba
Adicionar aos favoritos o Link permanente.