Censo IBGE: Ribeirão Preto, SP, tem uma clínica de saúde para cada 615 habitantes


Cidade é a terceira do estado de São Paulo com mais unidades. Levantamento considerou hospitais, UBSs e consultórios. Ribeirão Preto, SP, é cidade com mais unidades de saúde do estado
Ribeirão Preto (SP) é a terceira cidade do estado de São Paulo com mais unidades de saúde por habitante. Levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que o município concentra uma clínica para cada 615 pessoas.
Os dados consideram hospitais, Unidades Básicas de Saúde (UBS) e clínicas e consultórios.
UBS no Jardim João Rossi, em Ribeirão Preto (SP)
Arquivo CEDOC/EPTV
A cidade conta com 1.134 unidades, mais que Guarulhos (SP), por exemplo, que tem 1,2 milhão de habitantes e 997 clínicas. No município da grande São Paulo, existe uma clínica para cada 1.294 habitantes.
Ribeirão também tem mais unidades de saúde por habitante do que a capital, que tem 11,4 milhões de pessoas e uma clínica para cada 1.143, e do que Campinas (SP), onde existe uma clínica para cada 655 habitantes, A cidade tem o dobro do tamanho de Ribeirão Preto.
Siga o canal g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
Presidente de uma clínica de fertilidade, Marcelo Augusto Feres Rufato afirma que o grande número de unidades de saúde se explica pelo fato de a cidade ser um polo em medicina.
LEIA TAMBÉM
Número de templos supera o de escolas nas 5 maiores cidades da região de Ribeirão e Franca
MAPA: Consulte todos os tipos de endereço na sua cidade
Região de Ribeirão Preto tem mais mulheres do que homens, diz IBGE; veja total por cidade
Segundo ele, atualmente aproximadamente 40% dos pacientes da clínica são da região, que hoje compreende mais de dois milhões de pessoas.
“Ribeirão Preto é um polo em medicina, tem grandes universidades e também é uma das cidades pioneiras no Brasil no desenvolvimento da medicina reprodutiva. A gente tem, com isso, uma procura muito grande especialmente de pessoas que vem da região”.
Ribeirão Preto (SP) tem uma clínica para cada 615 habitantes
Sérgio Oliveira/EPTV
Clínicas de multiespecialidades como alternativa
Dentro das unidades de saúde consideradas no levantamento do IBGE estão também as clínicas de multiespecialidades, uma tendência em Ribeirão Preto, de acordo com Fernando Rocca, diretor de uma clínica popular.
“Facilita muito para o paciente, que antes tinha de se deslocar para um consultório médico em um local, para um consultório odontológico em mais um local, para um laboratório de exames, exames de imagem. Hoje as clínicas de multiespecialidade tem tudo em um lugar só. Isso facilita muito a logística para o paciente”.
Crescem buscas por clínica de multiespecialidades em Ribeirão Preto (SP)
Sérgio Oliveira/EPTV
Para ele, elas são também alternativa ao atendimento oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
“O SUS, infelizmente, ainda é um local onde o paciente enfrenta muita fila e, muitas vezes, essa demora ocasiona danos à saúde do paciente maiores do que ele imagina. A clínica com preço acessível, multiespecialidade, trouxe essa solução para o paciente, antecipando o cuidado da saúde com ele e deixando ele muito mais confortável para acessar vários serviços de saúde em um local só”.
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto e região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.