Vice-presidente médica da Novo Nordisk fala sobre uso da semaglutida para perda de pouco peso: ‘Não posso afirmar a segurança’

O remédio, que veio da Dinamarca, começou a ser vendido em 2019, no Brasil, para tratar diabetes tipo 2. Posteriormente, passou a ser utilizado pelos médicos também para tratar obesidade. Vice-presidente médica da Novo Nordisk fala sobre uso da semaglutida para perda de pouco peso: ‘Não posso afirmar a segurança nesse contexto’
Neste domingo (4), o Fantástico falou sobre o medicamento semaglutida. O remédio, que veio da Dinamarca, começou a ser vendido em 2019, no Brasil, para tratar diabetes tipo 2. Posteriormente, passou a ser utilizado pelos médicos também para tratar obesidade.
O remédio é considerado seguro, mas não há estudos apontando os riscos em pessoas que querem perder pouco peso.
“Não tenho testes em pacientes que não têm o diagnóstico de diabetes tipo 2 ou o diagnóstico de obesidade ou sobrepeso. Então, eu não posso afirmar a segurança da semaglutida em pacientes fora desse contexto”, afirma a vice-presidente médica do laboratório Novo Nordisk, Priscila Mattar.
“Nessa pessoa que só quer perder alguns quilos, se parar de usar a medicação não vai conseguir manter, vai aumentar a fome, e vai acabar pensando em usar esse remédio a longo prazo. Cria uma dependência psicológica nesse sentido. Mas vamos deixar claro, não é uma dependência física. O remédio não causa dependência física, “, diz o endocrinoligista Bruno.
Uso no Brasil e os riscos identificados pela Anvisa
No Brasil, em 2021, esse remédio foi o mais vendido, de acordo com a Associação de Indústria Farmacêutica de Pesquisa.
Recentemente, a Anvisa identificou lotes falsos da caneta semaglutida no mercado. Nas redes sociais, não faltam propagandas, inclusive de farmácias. Como muitas não exigem receita, algumas pessoas se automedicam e ainda ensina na internet, como turbinar as aplicações.
“Elas acabam utilizando muitas vezes de forma inadequada e levando ao aparecimento de efeitos colaterais mais intensos, como náusea, até vômitos”, explica Maria Edna de Melo.
Veja a reportagem completa abaixo:
Medicamento usado em tratamento da obesidade cai nas graças de quem quer entrar em forma rápido
Ouça os podcasts do Fantástico
ISSO É FANTÁSTICO
O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1, Globoplay, Deezer, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e Amazon Music trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.
PRAZER, RENATA
O podcast ‘Prazer, Renata’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o ‘Prazer, Renata’ na sua plataforma preferida.
BICHOS NA ESCUTA
O podcast ‘Bichos Na Escuta’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.