BluestOne incentiva projeto de ‘Cápsula do tempo’, do Programa Terra da Gente


Caixa foi ‘plantada’ na Mata de Santa Genebra, em Campinas, e será aberta em dez anos; iniciativa visa promover reflexões sobre o contato humano com a natureza “Cápsula do tempo”, projeto apoiado pela BluestOne, será reaberta em 19 de setembro de 2033
Crédito: Divulgação
Uma viagem rumo ao futuro. Essa é proposta do projeto “Cápsula do tempo”, do Programa Terra da Gente, uma das muitas iniciativas apoiadas pela BluestOne durante o ano de 2023. A ideia foi reunir cartas, fotografias, livros e outros registros sobre a relação humana com a natureza, depositá-los numa caixa e “plantá-la” em uma área de floresta, para ser reaberta em dez anos.
O local escolhido foi a Mata São Genebra, o maior fragmento de Mata Atlântica de Campinas-SP, com uma área de 251 hectares e que fica no bairro Bosque de Barão Geraldo, no distrito de Barão Geraldo, divisa com Paulínia-SP.
Crianças e jovens estudantes, autoridades políticas e empresariais, além da produção do Terra da Gente, se reuniram no dia 19 de setembro para “plantar” a caixa com as contribuições dos participantes.
Em 19 de setembro de 2033, a cápsula será reaberta e, por meio dela, será possível analisar, por exemplo, se espécies ameaçadas não correrão mais risco de extinção, se alguns biomas estarão mais preservados, se o respeito para com o meio ambiente melhorou, entre outras questões.
Florestas
O projeto busca estimular, ainda, um debate sobre a falta de contato com florestas e os males que isso provoca. Estudos científicos que embasam o projeto demonstram que a intensa urbanização e o excesso de contato com tecnologias digitais podem provocar transtornos de aprendizagem e problemas de saúde, como um maior número de casos de miopia.
Por isso, foi escolhida, justamente, uma floresta para receber a cápsula, que foi depositada junto a um jatobá com idade estimada por especialistas em mais de 260 anos.
Toda a ideia foi inspirada no tema do EPTV da Escola 2023: “Somos a natureza: por que precisamos restabelecer nossa relação com ela?”.
Cartas, fotos, entre outros registros foram depositados para que, no futuro, seja possível analisar como a relação com a natureza evoluiu
Crédito: Divulgação
Preservação
O projeto da cápsula, que também contou com parceria da Prefeitura de Campinas, uniu os propósitos do Terra da Gente com os da BluestOne, de acreditar na preservação ambiental como caminho para vida mais saudável.
A empresa, especializada no reaproveitamento de resíduos sólidos e com sede em Saltinho-SP, apoia, também, a Fundação Lymington, localizada em Juquitiba-SP, que reproduz em cativeiro e reintroduz, em diversos estados, aves nativas ameaçadas de extinção.
A BluestOne mantém, ainda, parcerias científicas com a Fundação Lymington, instituição de Juquitiba-SP que se dedica, há mais de 20 anos, a salvar aves ameaçadas de extinção; com o Instituto Pato-Mergulhão, da Chapada dos Veadeiros, para monitorar a presença e a reprodução do pato-mergulhão (Mergus octosetaceus), ave rara cuja ocorrência é um indicativo da qualidade da água; além de patrocinar, entre outras atividades, o Passeio Remo Piracicaba, evento que busca conscientizar para a conservação do rio e cuja próxima edição será no próximo dia 24 de fevereiro.
Cápsula ficará abrigada junto a um jatobá com idade estimada em mais de 260 anos
Crédito: Divulgação
SERVIÇO:
BluestOne Brasil
Endereço: Rodovia Cornélio Pires (SP-127), km 51 – CEP: 13440-970 – Saltinho-SP
E-mail: [email protected]
Adicionar aos favoritos o Link permanente.